sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Qual é a diferença entre filtro e purificador de água?


Confira se os aparelhos que propõem a melhoria da água tem funções distintas.

Os filtros e os purificadores de água são aparelhos destinados à melhoria da qualidade da água de uso doméstico, a qual segundo especialistas da Vigilância Sanitária, não precisaria ser filtrada, uma vez que o tratamento realizado pelo sistema de abastecimento público é suficiente.

Apesar disso, em muitos lugares, a falta de qualidade da água que chega às torneiras dos consumidores, principalmente no que diz respeito à alteração de gosto e de odor é evidente, mas pode ser justificada: falta de manutenção dos encanamentos e caixas d’água.

Nessa medida é que os filtros e os purificadores de água demonstram ser eficientes para os consumidores, já que são aparelhos capazes não só de eliminar possíveis contaminações que a água tenha sofrido ao passar pelo encanamento da casa, mas também de alterar o gosto e o odor dessa água. No entanto, a grande variedade de aparelhos com esse fim pode gerar dúvidas no que concerne à nomenclatura e às funções desses produtos.

Apesar de existir diferentes produtos, filtros de pressão, de gravidade, ozonizador ou ainda purificador, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – os filtros e os purificadores de água não são considerados produtos diferentes quanto à sua função, a de melhorar a qualidade da água.

Ademais, segundo informações publicadas pelo site do INMETRO, os testes realizados com produtos de diferentes marcas confirmam que tanto o título filtro quanto o título purificador referem-se a produtos com a mesma função. Sejam chamados de filtros ou purificadores, os aparelhos que se propõem a melhorar a qualidade da água devem ter capacidade para fazer o controle microbiológico, redução do cloro e a retenção de partículas não desejáveis na água.

Vale a pena destacar que em todos os estudos realizados, a importância de se manter a caixa de água sempre limpa, já que a falta de higiene pode ser um foco de contaminação da água, foi reiterada.

Além disso, os consumidores devem estar atentos à presença do selo do INMETRO, o qual garante que o produto foi devidamente testado e indica qual sua capacidade. As pesquisas demonstram também que o consumidor não deve se impressionar com promessas de água pura ou cristalina, pois isso não significa que o filtro combata bactérias ou elimine possíveis riscos à saúde. Sendo assim, em caso de dúvida quanto a procedência da água, o ideal é não confiar somente no filtro e ferver a água por no mínimo 15 minutos antes de consumi-la.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário