segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como saber se a geladeira está desperdiçando energia


Se a sua conta de luz está acima da média nos últimos meses e você já fez de tudo para tentar economizar, porém não encontrou nada de errado em sua casa, o problema pode estar na geladeira. Um problema muito comum e que pode fazer com que o valor da conta de energia suba consideravelmente, é o desgaste da borracha de vedação da porta da geladeira.

Com o tempo, é normal que a borracha vá ficando velha e inflexível. Assim, o ar quente de fora acaba entrando na geladeira e faz com que ela tenha que trabalhar mais para manter a baixa temperatura no seu interior e, consequentemente, necessite de mais energia elétrica para executar essa tarefa.

Faça o teste

Para evitar o desperdício de energia elétrica e descobrir se a borracha de vedação da geladeira precisa ser trocada, é só fazer um teste simples.

Pegue uma folha de papel simples, prenda na porta da geladeira e tente retirá-la. Se a folha sair com facilidade, sinal de que a borracha da geladeira precisa ser substituída com urgência.

Sabendo que a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia, é preciso saber usá-la da maneira correta. Por isso, além de não descuidar da vedação da porta, vale seguir mais algumas dicas para economizar:

- Evite deixar a geladeira com a porta aberta por muito tempo;

- Ajuste o termostato da geladeira de acordo com as instruções do fabricante;

- Não guarde alimentos ainda quentes na geladeira;

- Não forre as prateleiras com toalhas, vidros ou plásticos;

- Faça o degelo e a limpeza da geladeira periodicamente;

- Não use a parte traseira da geladeira para secar roupas e calçados;

- Instale sua geladeira em local ventilado e distante do fogão, evitando ainda encostar o aparelho na parede.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário