segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O rendimento da poupança continua em alta


A tradicional poupança não sofre qualquer tipo de tributação e continua sendo a melhor opção para o pequeno aplicador.

A redução da taxa básica de juros (Selic), anunciada na última quarta-feira pelo Banco Central, de 7,50% ao ano para 7,25%, derrubou o rendimento da poupança, mas tornou mais vantajoso o investimento na tradicional cadernetas frente aos fundos de renda fixa. A avaliação é do coordenador de estudos econômicos da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel José Oliveira.

Para ele, tal fenômeno ocorre porque a caderneta de poupança tem seu ganho garantido por Lei (Taxa Referencial + 6,17% ao ano) e não sofre qualquer tipo de tributação, diferentemente dos fundos de renda fixa que possuem participação do Imposto de Renda sobre seus rendimentos, sendo que, quanto menor for o prazo de seu resgate, maior será a tributação, além de ter a cobrança da taxa de administração cobrada pelos bancos.

De acordo com Oliveira, mesmo quando a Selic ainda estava em 7,5%, a caderneta de poupança já ganhava dos fundos na maioria das situações.

declínio que teve início há mais de um ano, em agosto de 2011, quando foi reduzida de 12,5% para 12%. Desde então, o BC tem decidido pela redução de 0,5 ponto percentual a cada nova reunião, com exceção da decisão tomada em março, quando o Copom cortou 0,75 ponto percentual, e da reunião da última quarta-feira.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário