segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Acerte na escolha do sofá


O sofá é uma peça fundamental na decoração da casa. Por isso, na hora de escolher, é preciso ter bom gosto, mas também levar em consideração fatores que ajudam a encontrar a opção ideal. Tipo de tecido, cor, tamanho, almofadas e outros complementos são alguns dos itens essenciais para uma boa aquisição.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira nossas dicas de como escolher sofá. Você vai descobrir que para deixar a sala ainda mais aconchegante com esta peça não há segredos.

Será que cabe?

Você sai em busca do sofá ideal e logo se depara com um modelo lindo, com um tecido incrível e que parece ser superconfortável. Sem pensar muito, acaba fechando negócio e, ao recebe-lo em casa, descobre que é grande demais para a sua sala.

Este é um grande erro, cometido por falta de planejamento. Jamais vá em busca de um sofá sem antes anotar as medidas do ambiente em que pretende coloca-lo.
Para saber o tamanho ideal de sofá, pense que ele deve ser do tamanho suficiente para oferecer conforto, porém sem atrapalhar a circulação do ambiente.
O tamanho do sofá também deve acompanhar o estilo de vida das pessoas da casa. Se você costuma receber muitas visitas em casa ou tem bastante espaço, aposte nos modelos maiores. Já quem mora sozinho ou tem um espaço reduzido, pode optar por versões menores e complementar a decoração com pufes, cadeiras ou almofadas bem grandes.

Cuidado com as tendências

A variedade de modelos de sofá é muito grande e existem opções para todos os gostos: minimalistas, modernos, tradicionais ou bem diferentes, com propostas conceituais.

Independente do tipo de sofá que esteja na moda, o importante é que você leve em consideração o estilo da decoração do ambiente em que a peça deve ficar e, principalmente, escolha a partir do seu gosto pessoal.
Não adianta comprar ou encomendar um sofá todo diferente só para seguir a moda e depois de pouco tempo ter que gastar com a reforma da peça só porque a tendência já passou.

O melhor tecido

Quanto aos tecidos para sofá, as principais características são espessura, resistência e facilidade para limpar. Os tecidos de algodão e lã são considerados os mais duráveis, ainda mais se misturados a fibras sintéticas como poliéster e nylon.
Os feitos em microfibra também saem na frente, pois são duráveis, fáceis de limpar e dificilmente mancham. O couro natural tem a vantagem de ser macio ao toque e manter a temperatura. Já o couro ecológico (couríssimo), é um revestimento sintético que tem menor custo estraga mais fácil.

Liso ou estampado?

Mais uma vez, é preciso considerar o que vai ficar no mesmo ambiente que o sofá. As cores das paredes, móveis e até do tapete precisam harmonizar com as do sofá. Se a intenção for transformar o sofá em objeto de destaque da sala, vale escolher tecidos de cores fortes ou com estampas chamativas. Caso o ambiente já tenha uma decoração mais carregada, o melhor é escolher um tecido mais discreto.

Sofá mais aconchegante

As almofadas e mantas são os principais itens usados para dar um toque todo especial ao sofá e ao ambiente. Se o sofá for discreto, os acessórios para sofá com cores quentes e estampas são perfeitos para deixar a sala cheia de vida. Caso o seu móvel tenha cores e estampas ousadas, use almofadas e mantas mais neutras, mas sempre em cores harmônicas.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário