segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dicas de como organizar brinquedos de crianças


Mês de férias, criançada em casa e muita bagunça. Confira algumas dicas de como organizar a brincadeira dos seus filhos:

Dica 1: Separe tudo antes de começar

Antes de começar a organização dos brinquedos, separe-os em três categorias: (1) brinquedos não usados e fora da faixa etária da criança; (2) brinquedos quebrados, faltando peças; (3) brinquedos para guardar. “Os brinquedos não usados e fora da faixa etária podem ser doados. Os brinquedos da categoria 2 vão para o lixo reciclável e os da 3 serão organizados pelo tipo de brinquedo”, ensina a consultora Rafaela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras.


Dica 2: invista no transparente

Depois de todos os brinquedos separados, chegou a hora da organização. Seguem algumas dicas eficientes para manter o ambiente sempre em ordem. Uma das dicas é investir em caixas transparentes. Elas facilitam e harmonizam a organização, além de tornarem os brinquedos mais atraentes e facilitarem na hora de as crianças acharem o que querem brincar.

Dica 3: use e abuse dos recipientes

Para a criança achar fácil seu brinquedo, separe por cor do recipiente, isso ajuda muito na hora de guardar também. “É importante unificar a cor e o formato das caixas (preferência da mesma marca para ficar com o mesmo formato). Isso torna a decoração uniforme”, sugere Cristina Papazian. Na hora de organizar, também podem ser usados potinhos de sorvete, vasinhos de flor, etc.

Dica 4: faça das prateleiras suas amigas

Se tiver prateleiras no quarto, organize cada uma delas, usando caixas com identificação e separe pelo tipo de brinquedos (de montar, carrinhos, bonecas, bichos pelúcia etc.). “Se não tiver prateleiras e o quarto for de menino, skates podem se transformar em prateleiras super descoladas e a meninada adora”, diz a consultora Rafaela Oliveira.


Dica 5: não misture os brinquedos dos seus filhos

Se seus filhos compartilham o mesmo quarto, o melhor é organizar separadamente as coisas de cada um. Use prateleiras e gavetas mais baixas para os menores e as mais altas para os maiores. Se seu filho for muito pequeno, é preferível manter os brinquedos em lugar conveniente para você pegar e guardar. “Aproveite o espaço existente embaixo da cama para guardar brinquedos pequenos ou o que quiser”, indica a consultora Rafaela Oliveira.


Dica 6: soluções criativas, como ganchos, podem quebrar galhos

“Se o quarto for pequeno, uma ideia ótima de aproveitar o espaço e ainda deixar a decoração divertida são os ganchos. Instale alguns ganchos na parede e pendure pequenos baldinhos para guardar lápis, miudezas, entre outros itens”, afirma a consultora Rafaela Oliveira.

Dica 7: envolva as crianças na organização

“É importante que as crianças estejam envolvidas na organização. Assim, elas já veem como é importante deixar os brinquedos arrumados e ficam mais conscientes”, defende a organizadora Cristina Papazian. Rafaela Oliveira compartilha da mesma opinião: “para criar excelentes hábitos de organização, envolva as crianças na tarefa desde cedo. Você pode tornar esta tarefa muito divertida: destine uma caixa colorida para cada um de seus filhos, de preferência grande o bastante para receber brinquedos. Quando as caixas estiverem cheias, ajude-os a separar e guardar tudo quanto for possível.”

Dica 8: não deixe tudo acessível às crianças

Só deixe em locais acessíveis às crianças, como as partes inferiores de prateleiras, o que as crianças ainda brincam. “Aquilo a que a criança não pode ter acesso com frequência vai para as prateleiras mais altas. Mais perto dela é o que ela consegue interagir e o que você quer que ela brinque com tranquilidade”, defende a consultora Cristina Papazian.

Dica 9: Limpe tudo antes de guardar

Organizar é importante, mas manter tudo limpo também é essencial. “De vez em quando, pode-se limpar os brinquedos com vinagre, que é um bactericida natural: a criança não vai se infectar e não é inflamável”, sugere a consultora Cristina Papazian.




Com informações do site Cláudia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário