segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Arrume a casa em pouco tempo para receber uma visita inesperada

Confira dicas práticas que ajudam arrumar a casa e a fazem parecer mais organizada do que realmente está:


Deixe o ar entrar


O primeiro passo é abrir todas as janelas e cortinas, para fazer circular o ar, e verificar quais pontos mais precisam de atenção. "Foque no ambiente onde vai receber a visita e passar mais tempo com ela", afirma a personal organizer Ana Paula Vanzan, sócia da Espaço Ordenado. "A mesa da sala deve estar livre e o as almofadas do sofá, ordenadas. Recolha objetos que estejam espalhados sobre os móveis ou no chão", ensina. Por hora, não se preocupe em guardar no lugar certo todos os itens que for encontrando pelo caminho. "Junte tudo em um cesto ou em uma caixa e tire-a de vista. Espere o visitante ir embora e, só depois, organize metodicamente", diz Vanzan.

O acúmulo de pó tende a chamar a atenção à primeira vista e causar má impressão. Por isso, espane-o - ao menos - da sala de estar. "Existem no mercado espanadores eletrostáticos que retiram o pó sem espalhar a sujeira. São acessórios simples e práticos", declara a personal organizer Vera Corradi. Outra opção é limpar os móveis e os objetos com um pano umedecido em água, o que facilita a retenção do pó.

Caso tenha animais de estimação e eles permaneçam dentro de casa, retire o excesso de pelos do sofá e dos tapetes. Use um aspirador de pó ou, se não houver tempo, passe rolos adesivos comumente usados para limpar roupas e facilmente encontrados em lojas de utilidades para o lar ou supermercados. Outra opção é usar luvas de borracha (as usadas para proteger as mãos durante os serviços domésticos) para esfregar a superfície do sofá no sentido contrário ao da fibra, em caso de estofados de tecido como chenille ou suede. "Assim, os pelos se soltam. Essa dica vale para tapetes também", enfatiza a personal organizer Cristiane Amatuzzi Rebello, da Benfatto Organiza.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, capriche nos detalhes. Chame a atenção para um objeto, como um vaso, que pode ser colocado sobre a mesa de centro. Uma toalha bonita sobre a mesa de jantar, mantas para decorar o sofá e um perfume de ambientes agradável são outras sugestões de Vanzan.


Cozinha e lavabo


Primeiro: esvazie as lixeiras. Se o chão estiver marcado, passe uma vassoura, seguida por um pano molhado e, se necessário, outro seco. "No lavabo, troque a toalha de mão e verifique se há sabonete e papel higiênico disponíveis", orienta a personal organizer Adriana Escardin, da Bem Viver.

Se a pia da cozinha estiver cheia e não houver uma lava-louças, vale apelar para medidas emergenciais: "Coloque tudo em uma bacia e leve para a área de serviço ou despensa. Só tome cuidado para não 'esconder' itens necessários para servir um café ou um suco à visita. Lave apenas os itens imprescindíveis", salienta Escardin. Depois que o visitante for embora, higienize o restante da louça.

Na hora da correria, basta desinfetar a pia e a bancada com detergente, álcool ou um produto de limpeza multiuso. O fogão pode ser limpo da mesma forma, se não houver acúmulo de resíduos. Caso contrário, o melhor é abaixar a tampa de vidro e tirar a atenção do eletrodoméstico utilizando uma toalha sobre ele ou uma bandeja com frutas.


Rotina de limpeza


Deixar a casa totalmente fora de ordem, de vez em quando, é aceitável. Porém, as especialistas garantem que, se você conseguir estabelecer uma rotina mínima de organização e limpeza, terá - por exemplo - menos episódios de pânico ao receber visitas inesperadas.

Para manter a casa "nos trinques", a primeira providência é estabelecer um horário diário de arrumação, para ao menos recolher os lixos, organizar os objetos que estão fora do lugar e fazer uma limpeza dos cômodos. "Limpar o espaço aos poucos, priorizando um ambiente por dia, permite que, ao final da semana, a casa toda esteja limpa", resume Rebello.

Se você mora com outras pessoas, proponha a divisão das tarefas. Adriana Escardin sugere que a rotina seja organizada em uma tabela contendo os serviços e a distribuição entre os moradores, durante a semana. A organizadora vê uma casa organizada como o resultado da adoção de costumes que acabam por se tornar um hábito, pense nisso!



Com informações do site Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário