segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como organizar sua casa de maneira prática


Veja algumas dicas de como organizar e manter a casa sempre arrumada.

1. Coloque listas pela casa (pode ser na geladeira ou no quarto das crianças, por exemplo) com os afazeres de cada um, ou marque sorteios semanais para definir quem vai ficar com qual tarefa.

2. Manter a ordem é algo que se faz todos os dias. Não adianta bagunçar a casa durante toda a semana e querer organizar tudo em um dia só. O ideal é não deixar nada acumular: louça, roupas para lavar, passar ou guardar, brinquedos jogados no chão, copos pela casa, etc.

3. Eletrodomésticos como máquina de lavar louça, micro-ondas e aspirador de pó podem não ser lá muito baratos, mas são uma mão na roda para a pessoa que não tem muito tempo para se dedicar às tarefas domésticas. Vale investir.

4. Faça a faxina pesada uma vez por semana. Isso inclui lavar banheiros e cozinha, tirar o pó, etc. Reúna a família para que todos ajudem e terminem mais rápido. Caso não seja possível realizar tudo em um dia só, divida os cômodos pelos dias da semana e limpe um por vez.

5. Já as tarefas mais pesadas, como limpar ventiladores de teto, armários de cozinha e lustres devem ser feitas uma vez por mês. Mantenha uma lista com os itens para não esquecer o que deve ser feito.

6. Se as crianças gostam de brincar na sala, melhor do que se descabelar diariamente para que elas guardem os brinquedos de volta no quarto é apostar em uma caixa bonita e que combine com a decoração da sala para armazená-los.

7. Invista em produtos de limpeza mais potentes, que facilitem seu trabalho e evitem que você tenha que esfregar demasiadamente os objetos até que fiquem limpos. Hoje em dia existem produtos destinados a manchas de roupa, limpeza de vasos sanitários e limo, por exemplo, que fazem o trabalho praticamente sozinhos e dispensam a esfregação.

8. Peça para que todos colaborem para manter os armários organizados, separando as roupas sujas para lavar e guardando as limpas, evitando acúmulos.

9. No verão, deixe à mão as roupas leves, que serão mais utilizadas, e coloque as peças de frio nos locais de pior acesso do guarda-roupa. No inverno, inverta os lugares. Isso facilitará sua vida na hora de escolher o look.

10. Doe ou jogue fora o que não tem utilidade.

11. Caixas para organizar são sempre uma boa ideia. É importante identificá-las por fora, dizendo o que há dentro, assim você não precisa abrir a caixa para descobrir. Evite a palavra “diversos”, pois você terá de abrir a caixa de qualquer forma. Você pode ter uma em cada um dos seguintes cômodos:

- No quarto, de preferência dentro do guarda-roupa, para guardar pequenos acessórios do dia a dia, como bijuterias e relógios, bem como para organizar meias, luvas, lenços, etc.

- Na cozinha, para guardar objetos miúdos, como pilhas, fósforos, etc.

- Na dispensa, para organizar biscoitos, chocolates, balas, sopas instantâneas e outros;

- No banheiro, para guardar sabonetes, escovas de dente e de cabelo, prendedor de cabelo, etc.

- No escritório, para organizar papéis, canetas, lápis, clips, etc.

12. Separe e guarde a roupa de cama em conjuntos contendo um lençol de baixo, um lençol de cima e as fronhas. Você economizará tempo na hora de trocar a cama.

13. Lavar louça e limpar o fogão são tarefas que nunca devem ficar para depois. Além de acumular bagunça, deixar restos de comida pela casa pode atrair insetos e provocar cheiros desagradáveis.

14. No banheiro, deixe em cima da bancada apenas os itens de uso diário. Produtos reserva, perfumes especiais, escovas diferentes, etc., devem ser armazenados no armário.

Com informações do site Bolsa de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário