quarta-feira, 24 de julho de 2013

Como economizar o combustível do seu carro

Mesmo com os constantes investimentos das empresas para produzir veículos econômicos, algumas ações podem ajudar o próprio motorista a tornar o seu carro mais econômico.

Problemas com a manutenção e até mesmo a forma de conduzir o veículo podem gerar gasto maior de combustível. Confira as dicas para reduzir o consumo do seu carro:

1) Mantenha os pneus sempre calibrados com a pressão recomendada pelo fabricante. Isso contribui para que eles possam rolar com maior facilidade e evita o desperdício de combustível. Segundo o analista técnico da Cesvi Brasil, Gerson Burin, a calibração deve ser feita com os pneus frios, visto que o pneu aquecido eleva a pressão.

2) Evite circular com o veículo no ponto morto. A famosa “banguela” fará com que o freio do motor não seja acionado, o que causa um consumo de combustível ainda maior. “Quando você permanece com a marcha engatada e o pé fora do acelerador a injeção eletrônica do veículo entende que deve cessar toda alimentação de combustível”, explica Burin.

3) Outra dica importante é verificar o alinhamento da suspensão para evitar o desgaste dos pneus e, consequentemente, a perda da autonomia.

4) Faça a troca de marchas nas rotações adequadas e evite o alto giro do motor.

5) O catalisador e o escapamento devem estar em boas condições. A obstrução da saída dos gases de escape pode aumentar a temperatura do motor, aumentando o consumo.

6) Velas e cabos de ignição também devem ser verificados, pois garantem a devida queima do combustível.

7) A chamada válvula termostática pode apresentar problemas e permitir a total passagem do fluído de arrefecimento para o radiador, fazendo o motor trabalhar em temperaturas muito baixas. Nestas condições, o sistema de injeção do veículo pode interpretar que o motor está frio e enviar mais combustível sem necessidade.

8) Combustíveis de má qualidade comprometem o funcionamento do motor e alteram o consumo. Acelerar bruscamente o veículo também consome uma quantidade de combustível maior.

9) “É importante que o motorista acompanhe o consumo de combustível do seu carro para identificar possíveis problemas. O ideal é montar uma tabela de acompanhamento”, ressalta Burin.

Com informações do MSN Dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário