segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Saiba como decorar a mesa para o Natal sem gastar muito


Decorar a casa e caprichar na mesa para as festas de fim de ano faz parte da maioria, se não de todas, as famílias brasileiras. Escolher uma toalha temática, objetos dourados e metalizados, além é claro, de separar enfeites para a comemoração é o que não pode faltar. Mas que tal fazer a decoração esse ano diferente e sem gastar muito?

Escolher cores alegres, aproveitar objetos e confeccionar os seus próprios enfeites pode ser uma maneira divertida para a família e o melhor: sem sair do orçamento doméstico. A professora Kamila Vieira conta que todos os anos é ela quem fabrica sua própria decoração. “Todos os anos, eu e minhas filhas vamos em lojas de artesanatos e papelarias para escolher alguns papéis diferentes e ter algumas ideias para fazermos nossos enfeites”, comenta.

E pelo o que tudo indica, todos da família adoram. “Meus familiares e amigos amam as decorações e perguntam onde que eu comprei. E o mais bacana é que eu e minha filha passamos tardes fazendo, nos divertindo e o final acaba sendo muito recompensador”, diz a professora.

Faça você também

Antes de começar, escolha qual cômodo da sua casa você vai receber seus convidados e amigos. “O importante é optar por um ambiente relativamente grande ou que caiba confortavelmente toda a sua família. Depois, calcule quantos convidados você receberá”, orienta a professora.

Pense no cardápio que você servirá durante a comemoração. Evite comidas pesadas. “Para a decoração ser um sucesso, é preciso escolher quais serão os alimentos que você trará para sua família. Veja quais são as preferências das pessoas para não errar na escolha”, sugere Kamila.

Embora as festas de final de ano remetam a cor dourada e prateada, você pode inovar e misturar algumas cores alegres e vibrantes à sua mesa. “Escolha uma toalha neutra para que você possa brincar nos enfeites. Eu sempre indico as brancas ou aquelas em tons pastel, como o amarelo”, diz a professora.

Chegou a hora de escolher os enfeites. O ideal é que você comece a procurá-lo logo no começo de dezembro. “Vá em lojas que vendam pecinhas prontas, como nas casas de artesanatos. Nessa época do ano, você sempre encontra estrelas, papai Noel, e outros motivos das festas. Compre essas peças já pintadas”, recomenda Kamila.

Compre também papéis de dobradura, cola quente, cola colorida, bexigas douradas ou prateadas. “Com os papéis de dobradura, você pode fazer estrelinhas, corações ou até mesmo dobrá-los em duas partes para a decoração da mesa. No dia, coloque esses enfeitinhos que você comprou do lado das dobraduras. O importante é fazer com que elas fiquem pequenas para não deixar a mesa com muita informação”, indica a professora.

Frutas como maçã, melancia, abacaxi, pêssego e uva, por exemplo, não podem faltar. Além de serem saborosas, são ótimas para decorar a mesa. “Coloque todas as frutas em uma cesta de vime. No dia da festa, coloque a cestinha na extremidade da mesa que elas dão um charme e delicadeza à decoração”, comenta Kamila.

Bexigas douradas e prateadas podem ser penduradas no teto das paredes. Basta enchê-las e em sua extremidade, colocar um pedacinho de fita adesiva para fixá-la. “Você terá um teto cheio de bexigas, que as crianças vão amar, e um ambiente bem familiar”, comenta Kamila.

Escolha pratos brancos ou que tenham detalhes bem simples e pequenos. “Nos supermercados ou em lojas que vendem artigos domésticos, você encontra aqueles guardanapos coloridos. Escolha um tom elegante, como o vermelho ou o dourado e coloque em cima do prato”, finaliza a professora.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário