sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

IPVA terá redução de até 31%


O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 no Ceará terá uma redução média de 9,41% sobre a tabela realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fibe) - base de cálculo do imposto -, segundo anunciou ontem o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Benevides Filho. De acordo com as regras apresentadas para o próximo ano, a redução no tributo pode chegar a até 31,23%.

Outra novidade é a extinção dos boletos, os quais deverão ser enviados pela última vez para as residências e empresas no próximo ano.

"Nós observamos que 60% dos contribuintes de IPVA do Ceará não usam mais o boleto para o pagamento. Ou ele vai na internet e emite novamente ou recorre aos nossos núcleos da Secretaria da Fazenda.

Portanto, é um gasto desnecessário e 2013 será o último ano que o Estado enviará boletos via correios", explicou o secretário. A economia anunciada pela pasta com o fim deste trabalho é de cerca de R$ 900 mil anuais.

Entrega em janeiro

A data para a postagem das correspondências com as últimas cobranças deve ser 15 de janeiro, mas, desde ontem, a tabela com os modelos dos veículos está disponível no site da secretaria (www.sefaz.ce.gov.br).

Mauro Filho garantiu que, a partir do dia 7 de janeiro, o valor correspondente ao imposto de cada carro, moto, caminhão, avião ou barco poderá ser consultado pelo contribuinte no mesmo endereço virtual.

Cartão de crédito

O pagamento do IPVA no cartão de crédito continua em 2013 e, além do Banco do Brasil, o Bradesco já adequou o sistema dele ao da Sefaz-CE para viabilizar as operações. De acordo com a secretaria, todas as bandeiras vinculadas aos dois bancos podem ser usadas para quitar o imposto.

"Lembrando que somos o único Estado no Brasil que se paga imposto através de cartão de crédito. E isso com certeza melhora o fluxo de caixa seja da pessoa jurídica ou física", ressaltou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário