quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Veja 5 dicas para não desperdiçar água

O esforço de cada ser humano é fundamental para impedir o mau uso desse recurso natural tão importante.

A escassez de água potável já é apontada por especialistas como a principal fonte de confrontos entre os países em um futuro próximo. De acordo com o Instituto Socioambiental, o Brasil concentra cerca de 12% de toda a água doce superficial disponível no planeta – é preciso cuidar desse “tesouro” para que essa quantidade não se esgote rapidamente.

Embora a concentração da água doce em solo brasileiro seja alta, sua distribuição ao longo do território nacional não é igualitária. A região da Amazônia, que concentra baixo índice populacional, detém 78% da água doce disponível, em decorrência do rio Amazonas, segundo dados do Instituto, enquanto a região Sudeste, muito mais populosa, detém apenas 6% do total.

Para preservar esse recurso natural, algumas medidas individuais precisam ser tomadas. É importante lembrar que, embora pareça uma gota d’água no oceano, o esforço de cada ser humano é fundamental para impedir o mau uso desse tipo de recurso.

1 – Use um balde no chuveiro

Ao esperar enquanto o chuveiro aquece o suficiente para seu banho, muita água escorre pelo ralo sem ser, de fato, utilizada. Para evitar esse desperdício, coloque um balde sob o chuveiro, da próxima vez, dessa forma você estará captando a água que não serviria para nada – e pode utilizá-la para algo útil.

2 – Capte a água da chuva

Uma cisterna ou mesmo um barril colocados sob a calha podem fazer maravilhas na captação de água da chuva. Se você não quer gastar muito, opte por um sistema mais simples e barato – qualquer esforço é válido, nesse sentido. A calha te ajudará a captar uma maior quantidade de água a cada tempestade.

3 – Reutilize

Quando cozinhar macarrão, não jogue a água usada fora. Posicione o escorredor sobre outra panela para armazenar a água e, depois que ela esfriar, regue suas plantas com ela.

A cozinha, aliás, é um ótimo lugar para exercitar a reciclagem de água. Não apenas a utilizada no cozimento do macarrão é útil e, ao lavar os vegetais – frutas, verduras e legumes -, você pode posicionar uma bacia embaixo deles e, posteriormente, reutilizar toda aquela água que seria jogada fora.

4 – Instale um sistema para reutilizar a “água cinza”

A água cinza é toda água residual – ou seja, que já foi utilizada uma vez – que não contenha esgoto, por exemplo a água utilizada no banho, na lavagem de roupas ou quando você lava as mãos.

Há sistemas profissionais para captação e reutilização dessa água, como alguns que enviam a água do chuveiro para a descarga do vaso sanitário. Entretanto, se você não quer gastar com a instalação de um sistema profissional, pode simplesmente dedicar-se a captar a água cinza da sua máquina de lavar utilizando baldes, bacias e mesmo o próprio tanque de roupas. Depois, essa água pode ser usada para lavar as calçadas ou áreas molhadas da casa.

5 – Não jogue água potável fora

Isso serve para aqueles copos e outros recipientes contendo água, que podem ser esquecidos pela casa. Ao encontra-los, a atitude natural seria jogar o conteúdo fora, mas vale a pena pensar melhor: regar as plantas, por exemplo, pode ser uma boa saída para não desperdiçar H2O.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário