quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ideias úteis de reciclagem para decorar a casa

Reaproveite coisas que você tem em casa e renove ambientes sem custos.


Dois perfis de comportamento com relação aos objetos de casa são bastante comuns: pessoas que mantêm objetos sem utilidade ou aquelas que conservam ambientes funcionais, mas sempre compram tudo novo, desperdiçando materiais.

Reutilizar é um dos conceitos mais difundidos entre os defensores da sustentabilidade, mas a grande dificuldade está em ter ideias que sejam realmente úteis e façam com que esses dois grupos queiram investir um pouquinho de tempo para criar uma decoração ecológica, funcional e bela.

Reaproveitamento útil

Garrafas PET são interessantíssimas de serem reutilizadas. Uma possibilidade é criar uma horta vertical em que você possa cultivar hortaliças e temperos para uso posterior em receitas.

Para fazer uma horta vertical de garrafa PET é necessário que você coloque as garrafas na posição horizontal e corte uma abertura retangular em seu centro. Depois faça furos nas laterais e passe uma corda de varal, dando um nó depois de cada garrafa. Faça também furinhos na parte de baixo das garrafas para que, quando as plantas forem regadas, a água escoe. Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

Outro item ótimo de se trabalhar são tampas de garrafas, estas, bem como as teclas de um teclado de computador quebrado, com um imã colado atrás viram belos imãs de geladeira.

Se você tem objetos antigos que não têm uso, por não funcionarem, mas que para você é importante guarda-los como recordação, não hesite em transformá-los, eles continuarão em sua casa, só que agora com utilidade no seu dia a dia.

Caixas de fita cassete, por exemplo, podem ser usadas como porta-cartões de visitas. Vinis antigos podem virar relógios de parede de visual autêntico, adicionando-se apenas os ponteiros e o mecanismo de outro relógio. Disquetes podem ter seus cantos amarrados formando uma caixa. Os porta-CDs de plástico podem ser usados para armazenar e organizar cabos. CDs podem ser usados como separador de cabides no varão do armário.

Quem não quer ter trabalho algum em transformar um objeto pode pensar simplesmente em atribuir-lhe uma nova função – o chamado Upcycling.

Forminhas de gelo, ou de cupcake, por exemplo, podem tornar-se organizadores de bijuterias, bem como um ralador pode ser um porta-brincos com seus furinhos sendo usados para pendurar brincos de gancho. Garrafas podem ser usadas como porta-pulseiras e um anjinho como um pendurador de colares.

No escritório, formas de picolé podem ser usadas como porta-treco e o centro do rolo de papel higiênico pode ser um excelente organizador de fios. Uma tábua de corte de cozinha de madeira pode virar um quadro de anotações se escrito com giz; e uma gaveta uma estante.

Para ter uma casa sustentável, que reaproveite objetos adequadamente, é preciso apenas observar as coisas que você tem e que não estão em uso e ser criativa para transformá-las em algo que contribua para organização e estética do ambiente. Experimente e aproveite sua casa com uma nova decoração sem custos.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário