quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conheça 7 ingredientes que podem ser substituídos nas receitas

Na cozinha, algumas trocas podem ser feitas sem que haja prejuízo no resultado final da receita.


Cozinhar pode ser uma atividade prazerosa, mas, para quem faz isso todos os dias, um pouco de jogo de cintura e conhecimento de ingredientes é muito necessário. A criatividade que precisa ser empregada na cozinha tem a ver não só com o tipo de alimento escolhido para o cardápio, mas também com a maneira como ele será preparado antes de ir à mesa.

Nada mais irritante do que começar uma receita e, depois de “colocar a mão na massa”, perceber que você não tem em casa aquele ingrediente determinado, fundamental para que ela seja finalizada. Nessas horas, algumas trocas podem ser feitas sem que haja prejuízo no resultado final.

1 – Cerveja
Algumas receitas pedem que você inclua um copo ou uma lata de cerveja, para ajudar a dar tempero a assados e carnes de panela, por exemplo. Se você não tem cerveja em casa ou prefere manter o álcool longe da sua cozinha, a solução é muito simples: use caldo de carne. Como o objetivo é apenas temperar, a substituição não vai fazer tanta diferença.

2 – Farinha de rosca
Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma “sumir” do armário quando você mais precisa. Se, no momento, você tiver pão seco disponível, bata-o no liquidificador para obter a farinha. Se, por outro lado, essa não é uma opção, basta esfarelar bolachas de água e sal ou torradinhas – o efeito é o mesmo.

3 – Xarope de milho
Diversas receitas utilizam o xarope de milho em sua composição. Mas, a menos que você seja uma cozinheira de mão cheia, dificilmente terá xarope de milho em casa. Por isso, como ele é usado para substituir o açúcar, você pode trocá-lo por outro produto, muito mais popular: o mel.

4 – Creme de leite
Usado em receitas práticas, como o strogonoff, o creme de leite nem sempre está à mão. Se você já estiver com a receita a meio caminho da mesa e, de repente, perceber que o creme de leite disponível acabou, use o leite para substituí-lo. É só acrescentar 1/3 de xícara de chá de manteiga a ¾ de xícara de chá de leite.

5 – Ovos
Quem nunca começou um bolo e, só depois de misturar diversos ingredientes, percebeu que não havia ovos na geladeira, não sabe o que é passar raiva. Acredite ou não, eles podem ser substituídos por nada menos que banana amassada com fermento. Meia banana e meia colher de chá de fermento equivalem a um ovo.

6 – Óleo
Outro ingrediente cujo substituto é quase inacreditável. Troque o óleo de suas receitas por maçã. Isso mesmo, a fruta. Além de menos gordurosa, a maçã é uma boa opção para incluir mais frutas na alimentação – e a diferença nem pode ser notada. Uma xícara de maçã substitui com perfeição uma xícara de óleo, nas receitas de bolos e biscoitos.

7 – Açúcar
Algumas pessoas gostam de ter alternativas mais saudáveis para usar no lugar do açúcar branco – seja refinado ou não. Uma boa opção é o açúcar mascavo. A proporção é de 1 xícara e ¼ de açúcar mascavo para cada xícara de açúcar branco. Outra proposta é usar ¾ de xícara de mel para cada xícara de açúcar branco.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário