sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Transforme objetos inusitados em luminárias estilosas

Já pensou em ter uma luminária de galho seco, balde, aro de bicicleta e até armação de metal? Veja como reutilizar esses materiais e criar lustres modernos e econômicos para todos os ambientes da casa.


Árvore encantada

Um galho seco contornado por minilâmpadas em forma de flor é perfeito para um quarto de menina: além de decorar a área com charme, oferece uma iluminação suave. Os arquitetos Gabriela Manhães e Leonardo Velasco (RJ) garantem que a confecção é simples: basta lixar e envernizar o galho e acomodá-lo num cachepô branco, usando argila e areia. Depois, enrole o fio de lâmpada LED na árvore e revista cada luzinha com uma rosa feita de papel crepom branco

Dica: incremente a árvore com pássaros, flores e folhas de tecido. Fica lindo!


Balde cheio

O designer Claudio Maurício da Silva e o arquiteto Paulo Henrique Gonçalves (RJ) escolheram um balde de zinco, como aqueles usados em construção, para criar este lustre! Como copiar? Retire eventuais resíduos de tinta da peça com tinner e aplique resina incolor — para não enferrujar. Fure o centro do fundo do balde, por onde passará o cabo de força. Encaixe o bocal da lâmpada e pronto. Deixe a alça pendurada, pois é ela que dá o charme. Combina para a copa ou até a sala de jantar

Dica: dê preferência para a lâmpada de cor branca "morna" - ela deixa o ambiente mais aconchegante.


Por um fio

Ambientes com pintura colorida ou papel de parede estampado pedem acessórios básicos. Este lustre, da marca Zebras, é perfeito: modelado só com arame, é leve, discreto, mas cheio de estilo. Para fazer igual, use o esqueleto de um abajur antigo — não custa nada! Se quiser, ainda pode customizar a peça pendurando cristai.


Luminária funcional

A inspiração para esta peça foi a bicicleta. Os arquitetos Marcelo Possidônio e Bianca Gatto (RJ) aproveitaram dois aros grandes para decorar lustres simples e também apoiar barras que podem ser usadas como suporte de panelas. A pintura com tinta automotiva dá acabamento e um toque rústico à inusitada criação.

Com informações do M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário