sexta-feira, 26 de abril de 2013

Saiba o que cada cor significa na sua casa


Escolher as cores certas para cada área da casa é tarefa das mais importantes na hora de compor os ambientes. Isso porque a cor é peça fundamental para dar a sensação que a dona da casa deseja transmitir em cada espaço.

Seja nas paredes ou apenas em detalhes da decoração como cortinas e vasos de flores, saiba como usar as cores a seu favor.

Preto 

Tome muito, mas muito cuidado ao escolher o preto para algum ambiente doméstico. Por ser uma cor forte e pesada, ele tende a dar a impressão de agressividade. Dê preferência para usá-lo como forma de realçar outras cores ou em alguns detalhes.

Branco

Ao contrário do preto, o branco é a cor que transmite maior tranquilidade. Dá a sensação de leveza e claridade, mas atenção: ambientes completamente brancos não são indicados para escritórios, por exemplo, pois podem ocasionar dispersão de raciocínio.

Amarelo

Por ser uma cor alegre, é indicada para ambientes destinados ao relaxamento. O amarelo também pode ser usado em escritórios, porque estimula a criatividade, o raciocínio e a comunicação.

Verde

O verde é, de acordo com estudos científicos, a cor mais agradável ao olho humano. Daí o fato de os quadros escolares terem sido, durante muitos anos, verdes. É a cor da esperança e do equilíbrio, sendo indicado para ambientes em que se possa aliviar o estresse.

Azul

Apesar de ser uma cor que induz à serenidade e a paciência, não é indicado pintar um ambiente inteiro de azul, principalmente em tonalidades mais escuras. Isso porque esse tipo de decoração pode levar à introspecção. Essa situação deve ser evitada principalmente com pessoas que tenham tendência à depressão.

Vermelho

O vermelho é a cor do amor e da paixão. Trata-se de uma cor quente e, por isso, deve ser usado com parcimônia. Ambientes completamente vermelhos podem ativar a agressividade. Dessa forma, procure utilizá-lo nos detalhes. Cortinas, flores e objetos de decoração em tons de vermelho são o suficiente para aproveitar o lado positivo da cor.

Laranja

Associado à digestão e ao sistema digestivo como um todo, o laranja é ideal para ser usado em ambientes destinados à alimentação, como a cozinha ou a sala de jantar. Esta cor deixa o ambiente aconchegante, além de estimular o otimismo e a generosidade.

Roxo

Detalhes em roxo podem ser úteis em ambientes destinados à meditação e à oração. Isso porque esta cor ativa a espiritualidade e a intuição. Evite apenas os tons mais escuros, que podem agravar estados depressivos.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário