sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aprenda a usar cartão de crédito e cheque especial


As opções de pagamento com cartão de crédito e cheque especial estão entre as principais armas do comércio para atrair os consumidores. Se forem bem utilizados, eles podem se tornar grandes aliados nas finanças. Mesmo facilitando as compras, é preciso ter muito cuidado para não passar dos limites e acabar toda enrolada em dívidas.

Não à toa, estes recursos são chamados de “crédito emergencial” o grande erro cometido por muita gente é recorrer a eles como um complemento da renda mensal. Ou seja, usá-los para cobrir os gastos que ultrapassaram o orçamento.

Procure saber qual é o melhor dia para usar o cartão de crédito e antes de sair gastando por aí, cheque as faturas para verificar o número de prestações das compras anteriores. É uma boa forma de saber se uma nova compra não vai comprometer suas finanças.

Escolha uma data para vencimento da fatura que coincida com o período em que sua conta terá dinheiro. Por exemplo, um dia ou uma semana após o recebimento do salário.

Procure sempre pagar o valor integral da fatura do cartão. Se você paga só o mínimo, o restante é cobrado com multa e juros. Não se esqueça de que os juros do cartão de crédito estão entre os maiores praticados no mercado e essa dívida cresce como uma bola de neve.

O limite do cartão de crédito é como um empréstimo que, depois de utilizado, que precisa ser pago. Por isso, não gaste todo o limite oferecido pelo banco e, se perceber que o valor da fatura está alto demais, o ideal é diminuir o limite.

Por ser uma opção de crédito cara, sempre que o cheque especial for usado, deve ser coberto o mais rápido possível. Quando o cheque começa a ser usado todo mês, é um sinal de que você precisa reorganizar suas finanças. Neste caso, a melhor opção para quitar suas contas e dívidas é procurar uma opção mais barata, como um empréstimo pessoal.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário