quarta-feira, 3 de abril de 2013

Saiba como fazer artesanato com sacolas plásticas



Todos os possíveis produtos a serem gerados a partir de sacolas plásticas são originados de uma única técnica: o crochê. A única diferença entre o crochê tradicional e o crochê de sacola plástica é que ao invés do fio de lã ou tecido, utiliza-se tiras recortadas de sacolas plásticas que formam um novelo de fio de plástico.


Não há limitações sobre os pontos de crochê a serem feitos com o fio de plástico, nem quanto ao resultado do produto final, inclusive, o crochê de sacolas plásticas gera produtos mais resistentes e impermeáveis.



Para fazer esse tipo de artesanato você vai precisar dos seguintes materiais: 

- Sacolas plásticas;
- Creme hidratante – use um bem baratinho;
- Agulhas para crochê;
- Tesoura.

O modo de fazer é bem simples: comece recortando as alças e ainda o fundo da sacola que vai utilizar. Estique bem a sacola, de modo que suas dobras naturais sejam desfeitas. Depois, dobre uma das laterais até o meio da sacola e dobre novamente, usando a mesma medida anterior, deixando uma parte sem dobrar. Recorte tiras verticais de toda a extensão da parte dobrada da sacola.

Desdobre as tiras e na primeira delas faça um recorte na diagonal para que se forme uma ponta. Pegue a ponta e acompanhe até a parte que não está cortada, recorte unindo a próxima tira até que seja formado um único fio.

Este enorme fio deve ser enrolado na mão para formar o novelo de plástico a ser feito o crochê. O hidratante deve ser colocado na mão em que não se usará a agulha e toda vez que for dar um ponto, deve-se molhar a ponta da agulha no hidratante para o fio de plástico criado ficar mais maleável para o trabalho.

Se você ficou insegura por não ter conhecimentos sobre pontos de crochê, existem diversas revistas especializadas em bancas de jornal e blogs de artesãos que dão o passo a passo de diversos tipos de trançado. Não deixe de liberar a sua imaginação e potencial de fazer artesanatos lindos que ainda por cima ajudam a natureza.


Com informações do Dicas de Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário