segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saiba como fazer uma faxina financeira


A faxina financeira se trata de uma reorganização da maneira que você emprega seus recursos, ou seja, limpar (excluir ou diminuir) os gastos desnecessários e investir o dinheiro de forma mais planejada.
Confira a seguir 5 dicas para iniciar a faxina financeira na sua vida hoje mesmo.
Colocando as sugestões em prática você perceberá que até as menores mudanças podem fazer uma diferença grande no final do mês quando as contas chegam e o dinheiro se vai todo.

– Reavalie os planos de serviços mensais

Você paga internet, telefone fixo, celular, TV a cabo – mas precisa realmente de tudo isso? A resposta provavelmente é sim, entretanto, alguns serviços incluídos nestes planos mensais podem ser descartados para enxugar o valor da conta. É muito comum assinarmos os serviços e depois nunca mais reavaliarmos se há uma real necessidade de tudo o que está incluído neles, então aproveite este momento para fazer isso.

Por exemplo, nos planos de TV a cabo, passar para um pacote mais simples com menos canais pode gerar economia entre R$20 e R$30 reais ou até mais dependendo dos pacotes. Junte seus últimos boletos com a descrição dos serviços e analise onde você pode economizar. Outra opção é passar os telefones com planos pós-pagos para planos pré-pagos ou planos controle.

– Poupe combustível e economize mais

Existem várias opções para você que quer diminuir os gastos com combustível, basta escolher o que melhor se adequa ao seu estilo de vida e ao tanto que deseja poupar. Para economizar mais, você pode:

•Optar pelo transporte público;
•Dar carona e pegar carona;
•Usar bicicleta para trajetos curtos;
•Planejar melhor as rotas de carro para andar menos;
•Evitar horário de muito movimento ou propenso a engarrafamento.

– Cuidado com as compras de baixo valor

Muitas vezes, o tipo de gasto que mais aumenta a conta do cartão de crédito, por exemplo, não é aquele gasto maior, como compras do mercado, mas sim pequenos gastos do dia-a-dia. Levando isso em consideração, é possível afirmar que controlar os gastos menores é tão ou até mais importante do que controlar os maiores. Os gastos maiores dificilmente passam despercebidos, enquanto os menores se acumulam silenciosamente.

Atualmente, pode-se dizer que não há desculpa plausível para não controlar os gastos. Desde a tática mais simples e comum de guardar comprovantes de pagamento até as soluções mais atuais como os aplicativos de smartphone para controle de finanças, certamente há uma maneira que seja prática e descomplicada para você usar.

– Faça uma faxina na lista de compras

Outra atitude que você pode tomar para enxugar os gastos é reavaliar os produtos da sua lista de compras do supermercado. Muitos deles podem parecer inofensivos à sua saúde financeira, mas mesmo os itens de menor valor podem causar um verdadeiro estrago no seu saldo bancário. Por isso, pegue suas listas e veja o que realmente precisa ser comprado e elimine os produtos supérfluos ou desnecessários.

– Mude os hábitos

Quem quer economizar de verdade, infelizmente tem que se desfazer de algumas coisas que gosta. Por exemplo, se você costuma almoçar todo domingo com a família em um restaurante caro, porque não experimentar uma opção mais em conta ou ainda cozinhar em casa com a família? Esse tipo de mudança de hábito pode causar um impacto muito positivo nas finanças. Sendo assim, pense nas coisas que você faz, veja se há possibilidades de economia e vá em frente.

Siga as dicas e comece hoje mesmo a faxina financeira que suas contas estão pedindo. Gastar de forma organizada e sensata pode diminuir não só as contas, mas também a preocupação que vem com elas. Não é fácil fazer tudo isso, porém é recompensador – não desista!

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário