sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Confira algumas dicas para pintar as paredes da sua casa sem preocupação


Sua casa está precisando de uma reforma, mas o seu orçamento não permite grandes mudanças. Você decide, então, que a pintura das paredes pode resolver o problema e dar à ela uma aparência nova.

No entanto, as reservas financeiras não permitem a contratação de um pintor profissional, por isso, você resolve aventurar-se e encarar o desafio de pintar as paredes da sua casa. Mas, como fazer isso de maneira eficiente? Confira algumas dicas para ajudá-la a pintar as paredes da sua casa sem preocupação.

– Limpe a parede

O primeiro passo é limpar bem a parede que irá receber a tinta. Para isso, utilize uma esponja umedecida em uma solução de água e detergente líquido. Esfregue a parede com a esponja para eliminar a sujeira.

– Delimite a área que irá receber a tinta

Utilize fita crepe para proteger as áreas que não receberão tinta, como por exemplo, os rodapés, molduras de gesso ou guarnição de portas. Cole a fita no canto exterior dessas áreas, certificando-se de que a extremidade da fita seja colada exatamente no encontro da parede com a área protegida.

– Aplique o primer

O primer é uma tinta especial que prepara a superfície para receber a tinta. O produto permite melhor aderência da tinta à superfície, aumenta a durabilidade da pintura e proporciona proteção adicional ao material pintado.

Para aplicá-lo, despeje-o em um recipiente, mergulhe o rolo de pintura no primer, deslizando o rolo para frente e para trás para remover todo o excesso e evitar gotejamentos.

Certifique-se de que o rolo esteja inteiramente coberto de primer e aplique-o a uma seção da parede, passando o rolo para cima e para baixo até que a seção esteja totalmente coberta com uma camada do produto.

Continue até que toda a parede esteja coberta com uma camada de primer, reaplicando o produto conforme necessário. Sugestão: siga as instruções do fabricante, as quais estão impressas na lata do produto, quanto ao tempo de secagem.

– Pinte as bordas

Comece aplicando tinta nas bordas e nas áreas protegidas pela fita crepe. Mergulhe um pincel pequeno na tinta, até cobrir cerca de um terço das cerdas.

Aplique a tinta sempre no sentido que vai da fita para a parede, cobrindo cerca de sete centímetros de parede pintada. Continue até que a superfície próxima às áreas protegidas esteja pintada.

– Começa a pintura em forma de “w”

Despeja a tinta em um recipiente, mergulhe o rolo de pintura na tinta e retire o excesso. Deslize o rolo na parede formando um “w”, sem afastar o rolo da superfície. Repita o procedimento, fazendo o caminho contrário, de trás para frente, cobrindo os espaços ainda sem tinta, até que uma seção da parede esteja totalmente coberta. Continue até que a parede esteja coberta com tinta e mergulhe o rolo na tinta novamente sempre que necessário.

– Retire a fita crepe e espere a tinta secar

Retire as fitas coladas enquanto a tinta ainda estiver fresca, para evitar a remoção de tinta já seca. Aguarde o tempo necessário até que a tinta seque completamente.

Lembre-se de sempre se proteger os objetos e superfícies ao redor contra a tinta que pode pingar ou cair. Outra sugestão é tomar muito cuidado ao usar escadas e subir em objetos para escalar e conseguir pintar em partes mais altas. Todo cuidado é imprescindível para alcançar o resultado almejado sem ter problemas.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário