sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Veja algumas dicas para manter seu pet em condomínios e apartamentos


Saiba quais os cuidados que os moradores devem ter para evitar transtornos com seu animal de estimação.

Um animal de estimação pode mudar a vida de qualquer família. É comprovado que quem tem afeto e carinho por algum bichinho, se sente mais feliz. Porém um animal de estimação requer planejamento, assim como um filho. Para as pessoas que moram em lugares como condomínios e apartamentos, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados.
Primeiro conheça as regras do lugar onde você vive e se informe sobre as condições necessárias para ter um pet no seu condomínio ou apartamento. Em segundo lugar verifique qual a raça que mais se encaixa com o ambiente em que você vive. Animais de porte médio e grande não se adaptam muito bem a apartamentos. Para facilitar a escolha, pergunte ao veterinário qual raça é mais indicada para cada tipo de família e moradia.
Confira as três dicas mais importantes para ter uma boa convivência com o seu animal de estimação e seus vizinhos.

1 – Elevador

Para as pessoas que vivem em apartamentos, onde o elevador é utilizado diariamente, é preciso tomar alguns cuidados especiais para manter o ambiente sempre higiênico para todos os moradores. Na maioria dos prédios a regra básica é que o animal só pode utilizar o elevador se estiver no colo do seu dono, e de preferência utilizar o elevador de serviço, se possível.
Assim você evita que algum acidente inesperado aconteça com o seu bichinho na presença de outros moradores.

2 – Barulhos emitidos pelos animais

É da natureza dos animais emitirem sons para se expressar e se comunicar. Impedir a emissão do som por parte dos bichinhos é impossível, porém alguns cuidados podem ser tomados para evitar transtornos com a vizinhança. Em primeiro lugar, é preciso analisar as causas do barulho. Alguns cães e gatos, por exemplo, utilizam o som para tentar “dizer” que estão com fome, tristes, entediados, assustados e até mesmo estressados.
A melhor maneira de evitar confusões com a vizinhança é solucionar os problemas que fazem o animal ficar exaltado. Por exemplo: Alguns cachorros latem muito quando veem pessoas passando na rua, a dica é colocar algo que tape sua visão. Ensinar o comando “quieto” desde filhote também pode evitar diversos problemas. O que também ajuda muito é passear com o seu animal diariamente pelo menos duas vezes por dia para controlar a ansiedade e tensão do seu bichinho.

3 – Necessidades dos animais

Seja em prédios, condomínios ou lugares públicos, como as ruas, é questão de higiene e educação que o dono se responsabilize pela sujeira deixada pelos animais. O indicado é todas as vezes que sair para passear com seu bichinho levar uma pá e um saquinho para recolher as necessidades deixadas no local.
A dica de passear várias vezes ao dia com o seu pet é valida para diminuir a sujeira deixada no seu apartamento e até mesmo diminuir o estresse do animal. Crie uma rotina, por exemplo, passeie de duas á três vezes ao dia: pela manhã antes de trabalhar, na hora do almoço e no fim da tarde. Assim como nós, seres humanos, os animais também se adaptam a rotinas diárias.
Para quem é dono de algum animal de estimação e pretende viver em harmonia com a vizinhança, a melhor maneira de prevenir possíveis transtornos é respeitando o espaço do outro, as suas necessidades e as do bichinho.

Com informações do Dicas de Mulher.

Foto: Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário