sexta-feira, 23 de março de 2012

Pensando o tampo da cozinha


O projeto da cozinha, tal e qual os outros cômodos da casa, sofre variações dependendo de como é usada e, mais especificamente, de onde se localiza dentro do lar. Fator que sofre variações ao longo dos anos e nas diferentes culturas. Hoje, os terraços gourmets lembram as cozinhas brasileiras dos séculos 17 e 18, que, como cita o livro de Luís Saia “A Morada Paulista”, se desenrolavam nos alpendres posteriores ou mesmo na área externa das casas.

O que evoluiu, indubitavelmente, foram os princípios de higiene. Premissa na qual recai a escolha dos materiais de revestimento, entre eles aquele eleito para a bancada de preparo e lavagem dos alimentos, ou seja, o tampo da pia.

:: Conheça três materiais possíveis, suas características, vantagens e desvantagens

Granito

Pedra mais resistente que o mármore e de custo acessível. Porém, não possui muitas variedades em tons claros. Quando polido, é fácil de limpar. Entretanto, algumas variedades como Branco Itaúnas e o Cinza Andorinha são mais porosas e costumam manchar não só com a gordura, mas com a constante presença da água de lavagem. Uma boa alternativa é aplicar um impermeabilizante, que dará maior durabilidade à beleza do material, sem interferir em sua resistência. Existem alguns produtos no mercado, porém com bastante diferença de resultado. É muito utilizado.

Technistone

Composto por pedras naturais e resina, costuma fascinar pela homogeneidade na granulometria e cor. Por não ser poroso, não favorece a proliferação de fungos ou bactérias e não absorve água, porém, não resiste a altas temperaturas, o que exige cuidados no trato com panelas recém-saídas do fogo. Tem custo alto.

Corian

Composto por minerais naturais e resina, é muito resistente a riscos e impactos. Também costuma fascinar pela beleza e, mais ainda, por não deixar emendas visíveis e permitir que até mesmo a cuba seja feita com o mesmo material. Não é poroso e não favorece a proliferação de fungos ou bactérias. No uso, não resiste a altas temperaturas. Pode ser recuperado com polimento profissional.

Inox

Usado em cozinhas industriais é a . Seu preço pode variar bastante de acordo com a espessura da chapa e a forma como é construído o tampo. É fácil de ser encontrado pronto em revendas, mas pode ser feito sob medida. Para o uso doméstico, às vezes decepciona, pois com o tempo pode apresentar riscos deixados pelo uso diário.

Com informações do portal IG.
Confira essa e outras informações: http://migre.me/8oCO6

Nenhum comentário:

Postar um comentário