segunda-feira, 12 de março de 2012

Economia - Governo pode acelerar mudanças na poupança

O governo poderá acelerar o envio ao Congresso Nacional da proposta de mudança na sua remuneração. Informações de que mudanças em estudo devem atingir apenas depósitos novos ampliou risco de que investidores com aplicações, que já começam a perder em rentabilidade para a poupança, se antecipem à mudança para garantir, no futuro, um ganho maior que só será assegurado a antigos depositantes da caderneta.

O economista Ricardo Eleutério observa que a discussão sobre mudança na caderneta de poupança sempre vem à tona em quando começam a se aproximar as eleições. Tanto que os grandes cortes sofridos pela Selic ocorreram nesses períodos, o que pode trazer problemas para o Governo Federal pois quem mais se beneficia são os opositores.

“Observo que o noticiário econômico vem dizendo que a equipe econômica do Governo está discutindo se é possível mexer no cálculo da poupança, para evitar a migração de investidores dos títulos públicos. Mas em 2010, isso não ocorreu”, diz Eleutério.

Se ocorrer, o economista também vê três impactos positivos: primeiro, 65% dos recursos da caderneta vão financiar construção civil e mercado imobiliário; segundo, quem aplica pode “beliscar” um pouquinho de risco no mercado de ações; e terceiro, juros menores contribuem para conter o derretimento do dólar.

Com informações do jornal O Povo.

Confira essa e outras informações: http://on.fb.me/A2f7de

Nenhum comentário:

Postar um comentário