quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Organize sua casa


Todos nós temos desculpas para justificar a bagunça. Vamos deixar de lado esses sentimentos e parar de buscar justificativas para não eliminá-las. Aproveite as dicas de nossas especialistas e, mãos à obra!

Separe 20 minutos

A primeira regra para quem quer se organizar é não tentar fazer tudo de uma só vez. Separar vinte minutos por dia é suficiente. Comece com uma gaveta, no outro dia invista nas prateleiras do armário e, assim por diante. Em pouco tempo, a casa estará organizada, sem que você tenha feito muito esforço para isso.

Questione

Faça a si mesma a seguinte pergunta: o que você deseja eliminar dentro de casa, para que ela fique organizada e confortável? O que está te incomodando?

Agrupe

Nesta etapa, é preciso reunir itens “semelhantes”. Por exemplo, deixe as peças de um jogo de toalhas juntas. Se estiver organizando a cozinha, agrupe todos os utensílios mais usados: copos em lugares de fácil visualização e, assim por diante.

Analise

A próxima etapa destina-se a analisar todos os produtos que foram guardados. A sua missão é se livrar de todos os produtos vencidos, quebrados, velhos etc.

Faça quatro pilhas. Use cestas ou caixas para auxiliar na organização:

Manter: separe todos os itens que deseja manter após a organização.
Consertar: Verifique, dentro do que deseja manter, se existe algum item que necessita de conserto ou reforma.

Doar/Vender: ítens que não são mais úteis, mas estão em bom estado, podem ser vendidos em brechós ou doados para conhecidos e instituições de caridade.

Lixo: todos os itens que não deseja mais e não podem ser consertados, vendidos ou doados devem ser reciclados ou jogados no lixo.

Organize

Agora que já se livrou de todo o excesso que estava guardado, chegou a hora de organizar os itens que decidiu manter.

Primeiro desfaça as pilhas e coloque tudo novamente em ordem.

Em seguida, mantenha os itens similares juntos, sobre uma prateleira, em gavetas ou em qualquer outro tipo de objeto que esteja usando para organizar.

Por último mantenha itens que usa, freqüentemente, acessível e dentro do alcance.

A partir de agora, tudo o que tem a fazer, é colocar as dicas em prática e desfrutar de uma casa mais prática e organizada.

Com informações do portal Clube da Longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário