terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ampliação de recursos no setor imobiliário

As concessões de crédito imobiliário com recursos da Poupança saltaram de R$ 2,3 bilhões em 2003 para R$ 60 bilhões em 2010, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). No mesmo período, o número de moradias geradas com esses recursos saiu de cerca de 30 mil para 500 mil por ano. Com a perspectiva de crescimento contínuo do segmento nos próximos anos, o país precisa pensar em alternativas de ampliação da oferta de recursos no longo prazo.

Além da fundamental estabilidade macroeconômica no país, a melhora no setor imobiliário contou com a ajuda da Lei 10.931, de 2004, que foi considerada um marco na regulamentação do mercado imobiliário.

"Essa lei obrigou os bancos a investirem em crédito imobiliário e também aumentou a segurança jurídica nos contratos de concessão de crédito", lembra o vice-presidente da Cbic, José Carlos Martins.

A esse cenário juntou-se um déficit habitacional estimado em 6 milhões de moradias e a emergência da nova classe C, com renda em alta e carteira de trabalho assinada, que vem transformando em realidade o sonho da casa própria.

Com informações do portal Cbic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário