quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Conheça os dez mandamentos de economia

É possível tirar seu extrato bancário do vermelho sem abrir mão de ficar linda e se divertir. Basta seguir nossas dicas!

Sua conta não sai do vermelho nem com reza brava? Você sempre cai em tentação quando vai ao shopping? Fique tranqüila. Nossa Senhora das Moças Endividadas está disposta a absolvê-la de seus pecados de consumo. Afinal, ela sabe que não adianta chorar pelos reais derramados naquele vestido... Mas isso não significa que é impossível sair do purgatório do endividamento.

Para conseguir o milagre de deixar de ser duranga, comece agora a seguir os conselhos destes santos, ops, consultores de finanças pessoais. Aliás, essa é a etapa mais difícil. ''Não existe fórmula mágica'', previne o planejador financeiro Louis Frankenberg, da Personal Financial Planning. Por isso, fé e perseverança, menina!

Antes de começar...

Confesse todos os seus pecados financeiros
''Anotando as despesas [do cinema ao anticoncepcional], você vai enxergar para onde foi o salário'', ensina Frankenberg. E descobrir, por exemplo, que gasta um dinheirão com o lanche da tarde. Duvida? Cinco reais por dia, de segunda a sexta, significam no mínimo 100 reais a menos no fim do mês!

10 mandamentos de economia

1 - Amar a idéia de sair do sufoco financeiro sobre todas as coisas 
O que você deseja? Carro zero e roupas da moda? Fazer um curso de línguas no exterior? Ter planos é ótimo, mas se estiver endividada até o pescoço não vai conseguir alcançá-los. Por isso, antes de mais nada, coloque o saneamento de suas dívidas como meta número 1.

2 - Não gastar seus santos cheques em vão 
Pare de distribuir pré-datados. Que tal tirar o talão da carteira? Prefira pagar à vista, mesmo que a loja não dê descontos. No mês seguinte, você estará livre para fazer as compras que achar necessárias, pois não acumulou despesas.

3 - Não se matar para pagar o cartão de crédito 
Cancele-o até ficar no azul. Se estiver pagando há meses o valor mínimo, negocie com a administradora para quitar o débito em parcelas fixas. Se não for possível, mude de cartão ou de banco. Algumas instituições assumem as dívidas do cartão de crédito antigo e oferecem taxas melhores. Vale a pena pesquisar.

4 - Honrar seus compromissos financeiros 
Que tal fazer um empréstimo para sanear as dívidas e, assim, trocar várias por uma única? É vantagem, diz Frankenberg, desde que os juros sejam menores do que os que você vem pagando.

5 - Não cobiçar as marcas mais caras 
Troque os produtos que usa por similares mais baratos. “Qualquer abatimento é válido, mesmo que sejam 10 centavos”, orienta Frankenberg.

6 - Não roubar suas próprias economias 
Sem querer, você ataca aquele dinheiro que está na aplicação? Escolha um fundo de investimento que não permita retiradas antes de um prazo mínimo. Assim, vai ter de respeitar as normas do banco e não gastará. Poupe de 5 a 20% de seus ganhos mensais.

7 - Guardar o seu dinheiro num lugar só 
Mantenha apenas uma conta bancária para economizar nas tarifas.

8 - Não desejar coisas em exagero 
Não estoque produtos. Se não estiver com o armário lotado, vai poder aproveitar a promoção daquele creme importado sem peso na consciência.

9 - Não se deixar levar pela promessa de altos rendimentos 
Se tem pouco dinheiro, a melhor aplicação é a poupança. “Além de ser um investimento garantido, você não perde tempo com burocracias para sacá-lo”, diz Frankenberg.

10 - Não pecar contra os prazeres da vida 
Não é nenhum problema fazer umas comprinhas de vez em quando. Estar na moda, cuidar da beleza, comer bem... Se você valorizar cada centavo, não precisará abrir mão de nada disso. Basta não se entregar às compras todo final de semana e, óbviamente, não gastar o olho da cara naquele evstido que você gostou tanto - procure um com o preço mais em conta ou aguarde que entre em promoção!

Com informações do Dicas de Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário