quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conheça 8 maneiras inovadoras de reaproveitar a casca do ovo

A casca que ia para o lixo pode se transformar em artesanato, adubo e até suplemento para animais de estimação. 


Composta basicamente por cálcio, a casca do ovo tem a função de proteger o embrião em formação na parte interna. Mas, quando o ovo é usado como alimento, a casca quase é sempre descartada. Pois saiba que ela pode ser mais útil do que você imagina! Confira a seguir 10 maneiras inusitadas para utilizar a casca de ovo:

1. Mosaico decorativo

Se você gosta de fazer artesanato, pode utilizar a casca do ovo como material para seus trabalhos. Primeiro, lave-as bem, seque no forno e quebre em pedacinhos pequenos. Depois, é só colar com cuidado na tampa de uma caixa de madeira e formar um lindo mosaico. Para finalizar, pinte com tinta plástica e está pronta!

2. Lâminas do liquidificador afiadas

Para manter as lâminas do liquidificador sempre afiadas, triture algumas cascas de ovo (depois de lavadas e secas no forno). O atrito das cascas com a lâmina vai ajudar a manter o metal afiado.

3. Suplemento animal

Não jogue fora o pó que se formou com a dica do item anterior! A farinha de casca de ovo pode ser utilizada como suplemento alimentar para cães e gatos. Basta despejar uma colher de café do pó sobre a ração do seu bichinho e o suplemento vai suprir as necessidades diárias de cálcio e fósforo do animal. O equilíbrio entre os dois nutrientes ainda favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

4. Alívio para picadas de insetos

Se você sofre com alergia a picadas de insetos, tente esta receita caseira para aliviar a vermelhidão e a coceira: lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias em um recipiente com vinagre de maçã. Passe a solução nas áreas afetadas três vezes ao dia.

5. Controle de pragas

É possível evitar bichos como lagartas e lesmas em seus vasos de plantas sem pesticidas químicos! Basta quebrar a casca de ovo e espalhar ao redor das plantinhas. O cálcio vai mudar a acidez do solo e afastar as pragas.

6. Adubo

A compostagem (processo de reciclagem de matéria orgânica, como restos de legumes e vegetais, para gerar adubo) é uma ótima opção para reaproveitar o lixo doméstico. Se adicionadas a uma pilha de compostagem, as cascas de ovos se degeneram rapidamente e contribuem com o cálcio e outros minerais importantes para o solo. Suas plantas ficarão ainda mais bonitas!

7. Abrasivo

Você pode substituir a palha de aço por uma opção muito mais ecológica. As cascas de ovo limpas e trituradas têm função abrasiva e podem substituir o produto na hora de limpar panelas ou polir outros materiais – basta colocar um punhado na esponja já com sabão e esfregar a peça normalmente.

8. Decoração de páscoa

Utilize a casca de ovo para deixar sua decoração de páscoa ainda mais bonita! Com cuidado, abra uma pequena tampa na ponta do ovo e retire a gema e a clara. Higienize o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Aí, é só decorar como quiser! Canetinhas coloridas, tinta ou glitter, e está pronta para enfeitar sua mesa.

Com informações do Dicas de Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário