quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conheça algumas dicas úteis sobre economia doméstica

E para que não hajam gastos desnecessários, aí vão algumas dicas de simples aplicação, que todos podem incorporar em seu dia a dia.



Defina prioridades: é a compra do carro, o financiamento da casa própria, o plano de seguro médico e odontológico…. o colégio, a faculdade, a mesada, o plano de previdência privada, a viagem para o exterior, o intercâmbio… quem dera fosse possível atender a todos os nossos desejos e o de nossas famílias, não é mesmo? Mas, na maioria dos casos, isso não é possível. E para não se embaralhar em meio a tantas demandas orçamentárias, é fundamental definir as prioridades de gastos para cada momento, o que pode esperar e o que tem de ser agora. Caso contrário, vai todo o dinheiro pelos ares.

Evite excessos e desperdícios: planejar as compras antes de realiza-las pode resultar em uma bela economia aos nossos bolsos. Não é difícil: faça uma lista com tudo o que precisa, evitando exageros. Dessa maneira evita-se comprar produtos que ainda não haviam sido consumidos. O ideal, se possível, é substituir a compra do mês por compras semanais. Hábito que o brasileiro perdeu durante os anos de recessão, quando a inflação alta não deixava outra opção se não comprar tudo de uma vez logo após o dia do pagamento.

Compartilhe responsabilidades com a família (inclusive filhos): é muito difícil administrar a pressão familiar pelo provimento de bens e serviços, sobretudo quando há apenas a um membro provedor. Uma maneira de relativizar a pressão é compartilhar a responsabilidade, envolvendo todos membros, inclusive os filhos, nas decisões de compras do lar. É uma forma de educação financeira.

Faça pesquisa de preços: bem, este item dispensa comentários. A probabilidade de se fazer um mal negócio ao comprar produtos sem pesquisa prévia de preços é gigantesca. E olha que a redução de preços, em muitos casos, é significativa. A internet, nesse sentido, tem sido uma parceira e tanto dos consumidores, através de sites especializados em cotação de preços (mecanismos que varrem a web e listam as principais ofertas de determinado produto). Até o setor público já entrou na onda, por meio das plataformas eletrônicas e compras.

Não faça supermercado com fome: experimente ir ao supermercado depois de ter malhado por duas horas na academia: o carrinho vai chegar ao caixa com o dobro de produtos do que o usual. Com fome, compramos pelo instinto de sacia-la, levando produtos que não são necessários. Se possível, evite.

Com informações do Empresas e Finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário