segunda-feira, 4 de março de 2013

Compre e programe a data para receber seu bem


Cerca de dois anos antes da data do casamento, a servidora pública Lívia Oliveira, 27, e o engenheiro mecânico Roberto Oliveira, 36, começaram a procurar o imóvel onde morariam. A busca demorou cerca de um ano até que eles se decidiram por uma casa ainda em construção, que eles receberam cerca de três meses depois. “Compramos pela oportunidade também”, conta Lívia.

A compra programada de imóveis ainda na planta ou em construção é uma modalidade de crédito cada vez mais comum. Além de imóveis, automóveis, eletrodomésticos e móveis também podem ter um pagamento antecipado. A principal característica do sistema é que existe um prazo médio estipulado para o recebimento do bem. Esse período deve constar em contrato.

O ideal nesse tipo de compra é fazer as contas e verificar quanto se está pagando pelo bem na comparação com o preço do mercado, de acordo com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em finanças, Érico Veras Marques.

Além disso, a Serasa Experian desenvolveu um serviço que vai permitir que o consumidor consulte empresas de formatura, turismo e outras para reduzir risco de golpe. “Toda vez que o cliente vai fazer um crediário, a empresa consulta o SPC. Agora acontece o contrário, a empresa é que tem obrigação de dizer que é sólida”, ressaltou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

Com informações do Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário