quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Saiba como guardar e organizar seus livros


Uma das primeiras coisas que devem ser consideradas ao iniciar a organização dos seus livros é a frequência com que eles são utilizados. Provavelmente os livros de cursos que você faz atualmente são os mais consultados, enquanto romances que você já leu possivelmente não serão necessários em breve. Por isso, primeiramente separe seus livros quanto ao uso.

Depois disso, analise o espaço disponível para seus livros. Caso sejam muito pesados, verifique se as prateleiras do armário ou estante onde pretende guardá-los suportam o peso. Caso as prateleiras sejam menos espessas, uma alternativa é intercalar livros mais pesados e livros menos pesados para que a superfície não fique sobrecarregada.

Feita a separação dos exemplares e definido o espaço para o armazenamento, tente escolher uma forma de organização a partir destas informações. Você pode decidir separar seus livros por tema, por ordem alfabética de título ou autor, por data de lançamento, pelos que você mais gosta aos que você menos gosta e assim por diante.

As prateleiras onde ficam os livros também podem ser ótimas aliadas da decoração. Aproveite espaços e folgas para exibir artigos de coleções, souvenirs e objetos decorativos. Caso não tenha muito espaço em casa para guardar livros, a dica é adaptar e aproveitar espaços não utilizados. Para quem gosta de usar a criatividade, uma opção é cortar o fundo de caixas, pintá-las e usá-las deitadas como estantes. Outra sugestão é pendurar escadas nas paredes e acomodar os livros.

Procure não armazenar seus livros inclinados, use aparadores para mantê-los retos, melhorando sua vida útil. Outras dicas de conservação incluem revestir prateleiras de madeira com vidro, deixá-las arejadas e manter uma distância mínima da parede para garantir ventilação. Além disso, não se deve guardar livros em sacos plásticos ou caixas pois favorece a umidade.

Outra dica é que os livros mais pesados não devem ficar muito próximos ao chão ou altos demais para ficar mais fácil de serem retirados da prateleira. É preciso deixar também uma pequena folga entre cada livro, facilitando assim sua retirada e colocação de volta. Considere também os riscos que a disposição dos livros podem oferecer à crianças e idosos.

O importante é armazenar os livros de forma que fiquem de fácil acesso sem precisar tirar tudo do lugar para retirá-lo da estante. Livros organizados duram mais tempo e não são prejudiciais à saúde como livros que ficam em porões cheios de poeira e ácaros.

Mas se ainda assim os livros não couberem na sua casa, talvez seja sua grande oportunidade de fazer uma doação dos livros menos usados ou raramente usados para uma biblioteca. Assim eles serão bem guardados e serão úteis para quem realmente precisa e você não precisará amontoar seus livros em um canto ou em uma caixa.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário