segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Confira dicas de como economizar na compra do material escolar


De acordo com o economista João Cardoso, gestor da Trevisan Escola de Negócios, antecipar as compras é uma boa estratégia. A pesquisa também é fundamental. “Mesmo que demande algum tempo”, diz. “Juntar-se a outras mães para fazer compras coletivas também é uma boa opção”, completa.

Dicas


1) Procure não levar os filhos às compras, para evitar “pressões” pela aquisição de produtos da “moda”.

2) Antes de comprar, verifique quais produtos sobraram do ano anterior e que estão em bom estado para ser reaproveitados.

3) Sempre negocie descontos ou melhores condições de pagamento. E exija sempre a nota fiscal, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda (CPV), fundamentais se houver necessidade de troca.

4) A escola não pode exigir a aquisição de materiais de uso coletivo (sabonetes, grampos e clipes) e do expediente da escola (cartucho para impressora e papel ofício).

5) As escolas não podem exigir que os pais comprem materiais apenas de um local. A não ser que seja um material exclusivo da escola, como apostilas.

6) As escolas podem obrigar o uso de uniforme, mas não a compra em estabelecimento próprio ou indicar exclusivamente uma determinada loja para a aquisição da roupa, se o mercado em geral comercializar o produto.

7) Além disso, a escola deve informar qual o modelo de uniforme utilizado, assim como os locais em que possa ser adquirido.

8) Caso a escola cometa alguma dessas práticas abusivas, os pais devem reclamar nos órgãos de defesa do consumidor, como o Decon e o Procon.

Com informações do Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário