sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aprenda como limpar e conservar prata


Saiba como manter as jóias e utensílios em prata sempre brilhantes e com aparência de novas por mais tempo.

Geralmente a prata usada em joias ou folheados é um metal muito sensível, por isso necessita de cuidados redobrados para ficar conservada e manter o seu brilho natural por muito mais tempo.

A oxidação da prata é algo normal e ocorre devido ao processo de produção, em que ela recebe outros componentes que servem para dar solidez. Portanto, o escurecimento e a falta de brilho nas joias de prata são apenas superficiais e não afetam a sua qualidade. Isso pode acontecer tanto com as peças que estão em uso como com aquelas que raramente são usadas.

Aprenda como conservar a prata

Para evitar a oxidação e prolongar por mais tempo sua cor natural, as joias de prata devem ser guardadas sempre em um local seco e sem luz. De preferência, sempre lacradas em sacos plásticos, guardados em caixinhas individuais ou em saquinhos de pano.
Uma dica de como conservar a prata, essa dica também vale para as joias e para os utensílios domésticos em prata, é evitar o contato das peças com substâncias químicas e com produtos que apresentam enxofre e cloro em sua composição.
Produtos como a água sanitária, água oxigenada, luvas de latéx ,cola, medicamentos, cremes, perfumes, pomadas e alguns alimentos, como o ovo, cebola, maionese e até mesmo a umidade e o próprio suor causam o escurecimento e tiram todo o brilho da prata.
Por isso, sempre que usar produtos de limpeza ou tiver contato com as substâncias que danificam a prata, o ideal é retirar os acessórios.

Aprenda como limpar a prata

É possível devolver a cor natural e o brilho das joias e utensílios usando receitas caseiras para limpar prata. Seguindo estas dicas, você terá suas joias com aparência de novas por muito mais tempo. Saiba como fazer:

1. Utensílios de prata: Passe pasta de dente na peça de prata escurecida e esfregue de forma delicada até dar brilho. Lave a prata com água morna e seque bem com um pano macio. Outra forma simples de como limpar utensílios de prata é usar em uma mistura de aproximadamente um litro de água em temperatura ambiente com três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, três colheres (sopa) de sal e um pedaço de papel alumínio.

2. Joias de prata: Nunca use esponjas de aço ou abrasivos em pulseiras, brincos, colares e anéis delicados, pois eles podem danificar e riscar as peças. O ideal é usar uma flanela apropriada para limpar joias de prata ou uma flanela macia comum antes de guardá-las. Os líquidos limpa pratas também são uma alternativa. É só colocar o produto em um recipiente, mergulhar as joias em seguida lavá-las com uma escova de dente e detergente.

Com informações Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário