sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como ter uma casa sustentável

Aprenda a ter um comportamento sustentável e colabore com a preservação do meio ambiente.


Uma das maneiras mais fáceis de contribuir com a conservação dos recursos naturais e diminuir o impacto que os hábitos modernos causam no meio ambiente é cuidando de pequenos detalhes dentro de casa.

Sabemos que, se cada um fizer um pouco, fizer a sua parte – mesmo que pareça insignificante – estas pequenas atitudes farão a diferença. Por isso, ensinamos nesta matéria como fazer com que sua casa seja uma casa ecológica onde cada um contribui como é possível.

Um dos princípios básicos que se deve seguir para que sua casa não cause um impacto negativo no meio ambiente é manter-se sempre fiel à regra “reduza, reutilize, recicle”.

Reduza


O primeiro passo que os moradores de uma casa devem tomar para contribuir com a preservação dos recursos naturais é a economia. Economizar água e energia elétrica já significa uma grande contribuição com o meio ambiente.

Tome banhos menos demorados e desligue a energia elétrica do chuveiro em dias quentes. Aproveite a luz do dia e diminua as lâmpadas acesas pela casa. Não gaste água potável para lavar calçadas. Evite abrir a geladeira toda hora e verifique se ela não está ficando aberta mesmo quando você a fecha.

Fique atenta também para não desperdiçar água ao lavar roupas na máquina de lavar e ao lavar louças – seja à mão ou na lava-louças.

Prefira também as lâmpadas e eletrodomésticos que menos consomem energia. Na embalagem destes produtos é possível verificar o seu nível de gasto de energia elétrica, sendo que os produtos classificados como “A” são os mais econômicos – portanto, são os indicados.

Outra forma de reduzir os gastos de energia e água é utilizando métodos alternativos. Você pode adaptar sua casa para estocar a água das chuvas e pode optar pela energia solar em casa, assim você economiza ainda mais.

Reutilize

Assim como você pode reutilizar a água das chuvas, você pode fazer o mesmo com plásticos, isopor e outros produtos que se jogados no lixo demorarão muitos anos para se decompor. Reaproveite esses objetos para outro tipo de uso ou faça doações para cooperativas de reciclagem.

Outra ideia é utilizar sempre as mesmas sacolas para a compra do mercado, assim você evita o acumulo de sacolas em casa e espalhadas pelos lixos e pelas ruas.

Invista em sacolas resistentes, pois mesmo que elas custem um pouco mais caro, pelo menos você poderá utilizá-las por mais tempo e estará contribuindo com a preservação do meio ambiente. Lembre-se, tudo que você puder reutilizar é algo que não irá para o lixo e assim você estará ajudando a diminuir a quantidade de lixo descartada no meio ambiente.

Recicle

Separe o lixo em sua casa e recicle o que for possível. Na maioria das cidades há centros de coleta e caminhões que passam pelos bairros coletando o lixo reciclável.

A iniciativa de separar o lixo e levar para reciclagem não só ajuda a diminuir o lixo descartado no meio ambiente como também auxilia famílias que dependem da coleta de recicláveis para ter o seu sustento.

Tomando essas atitudes e conscientizando os seus familiares você torna a sua casa um ambiente sustentável e colabora com a preservação dos recursos naturais. Por isso, vale a pena começar desde já – mesmo que você comece com pequenas atitudes.


Com informações Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário