sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ceará - Consumidor terá redução na conta de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anuncia na próxima terça-feira, para vigorar a partir de 22 de abril, uma tarifa negativa para todos os consumidores de energia do Ceará. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) atende a 2,8 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios do Estado.


Por causa da redução média de -10,89% da revisão tarifária, aprovada na última terça-feira, o efeito será negativo mesmo com o reajuste de 4,72%, estimados preliminarmente pela agência. Além de calcular o reajuste de 2012, a diretoria da Aneel ainda vai decidir de que forma repassará o crédito retroativo da revisão, se de uma vez ou em três parcelas, e considerar outras compensações financeiras à distribuidora.

Segundo o assessor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) na área de energia, engenheiro Jurandir Picanço, a decisão sobre o que os consumidores pagaram a mais entre abril de 2011 e abril deste ano, e que será descontado dele agora, é que vai definir o tamanho da redução. “Se a proposta da Aneel de descontar esse valor em três vezes for aprovado, o consumidor poderá ter uma redução da ordem de -9% na conta de energia este ano”, comenta.

Ele ressalta que a agência quer que seja assim para evitar aumentos bruscos no futuro. Adianta que, se o valor que foi pago a mais pelos consumidores, cerca de R$ 300 milhões, fosse descontado de uma vez só vez, o efeito poderia chegar a -15%.

Como será um redução muito forte no ano seguinte, os consumidores perceberiam um aumento muito elevado no próximo ano porque não teria mais nada para descontar. É o argumento da agência reguladora. Mas é bom lembrar que, na primeira revisão tarifária, em 2003, o aumento de 34,65% foi aplicado de uma única vez.

O gerente de Regulação e Mercado da Coelce, José Caminha Araripe, não quis antecipar índice sobre a tarifa deste ano. Diz que que é difícil fazer qualquer estimativa porque a Aneel ainda tem muito pontos a definir e que vão afetar diretamente no reajuste a ser percebido.

Se fosse considerada apenas a redução média de -10,89% da revisão tarifária e o reajuste estimado de 4,72%, o decréscimo nas contas seria de -6,17%. Mas falta descontar o que foi pago a mais pelos consumidores que deveriam ter recebido o índice de -10,89% nas tarifas em abril de 2011.

Segundo a Aneel, o efeito final para o consumidor será uma redução tarifária decorrente da revisão de 2011 mais o aumento da tarifa deste ano que será deliberado na próxima reunião da diretoria, no dia 17 de abril. Adianta que a revisão para todos os consumidores da Coelce é retroativa a abril de 2011. “Será apurada a diferença entre a receita que a Coelce teve entre abril de 2011 e março de 2012 e a receita que ela deveria ter tido com as tarifas aprovadas pela Aneel”, informa a agência.

O site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é:
www.aneel.gov.br

Com informações do jornal O Povo.
Confira essa e outras informações: http://migre.me/8F81i

Nenhum comentário:

Postar um comentário