quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aprenda a fazer um kit de limpeza ecologicamente correto para sua casa

Aposte em ingredientes naturais para fazer misturas que serão muito úteis para a limpeza da casa.


Atualmente é possível encontrar no mercado inúmeros tipos de produtos de limpeza: um para limpar vidros; outro para pias; várias opções para limpar e lustrar móveis etc.

Embora a limpeza da casa seja fundamental para todos os moradores, vale se atentar ao fato de que alguns produtos de limpeza possuem ingredientes que podem oferecer riscos à saúde. É bom evitá-los! Além disso, comprar um produto para cada fim (um para limpar a janela, outro para a pia etc.), resultaria numa maior quantidade de lixo produzido na sua casa (afinal, hora ou outra, você precisará descartar os recipientes dos produtos), o que não é bom para o planeta!

Se observarmos bem, até mesmo os mais modernos produtos de limpeza são baseados em fórmulas antigas, que usavam ingredientes naturais e que foram passadas através das gerações, exatamente porque cumpriam bem seu papel (de limpar).

Então, por que complicar? Utilizar alguns ingredientes naturais, como o bicarbonato de sódio e o limão, por exemplo, para auxiliar na limpeza é uma boa saída para evitar grandes investimentos em produtos, além de ser uma forma de proteger a saúde de toda a família.

Vale a pena aprender a montar um kit básico, ecologicamente correto, e muito útil à sua casa:

1. Mistura para esfregar
Coloque, em média, ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela e adicione detergente líquido suficiente para deixar a mistura homogênea. Depois é só aplicar a mistura em uma esponja, passar na superfície desejada e depois enxaguar com água.

É uma boa receita para a limpeza de banheiras, por exemplo!
Para preservar a mistura e usá-la outras vezes, adicione 1 colher de chá de glicerina vegetal e guarde em um pote de vidro fechado, para manter o produto úmido.

2. Limpador de janelas
Utilize: ¼ ou ½ colher de chá de detergente líquido, 3 colheres de sopa de vinagre e 2 xícaras de água. Coloque todos os ingredientes em um borrifador, agite-o e está pronto para usar.

3. Limpador de forno
Utilize: 1 xícara ou mais de bicarbonato de sódio, água e um pouco de detergente líquido (uma ou duas aplicações).

Polvilhe água sobre a parte inferior do forno, cubra a sujeira com bicarbonato de sódio. Polvilhe um pouco mais de água por cima. Deixe a mistura ali, de preferência, ao longo de uma noite. Depois disso, será bem mais fácil limpar a sujeira, que já estará “solta”.
Após tirar a parte mais pesada da sujeira, aplique um pouco de detergente líquido em uma esponja e lave o resíduo restante.

4. Spray de limpeza
Utilize: ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, um pouco de sabão líquido e 2 xícaras de água quente.

Misture os ingredientes em um frasco de spray e agite até que o bicarbonato de sódio se dissolva. Aplique no local desejado e limpe com uma esponja ou pano.
O spray pode ser usado para diversos fins. É econômico e muito útil.
 
5. Lustra-móveis
Utilize: ½ colher de chá de óleo, como o de oliva, por exemplo; ¼ de xícara de vinagre ou suco de limão fresco.

Misture os ingredientes em uma jarra de vidro. Umedeça um pano macio na solução e passe nas superfícies de madeira.
Cubra o recipiente de vidro para armazenar a mistura.

6. Vinagre para desinfetar
Coloque em um frasco de spray um pouco de vinagre puro. Use para limpar, por exemplo, a tábua de corte. Aplique e deixe ali por algumas horas.

O vinagre puro é também uma ótima opção para a limpeza dos vãos entre os azulejos do banheiro. Basta aplicar um pouco com o spray e, depois de algumas horas, limpar.
Quanto ao cheiro forte do vinagre, não se preocupe: o aroma se dissipa dentro de algumas horas.

7. Vinagre para combater o mofo
Coloque um pouco de vinagre branco em um frasco de spray. Espirre sobre a área mofada, sem enxaguar. O aroma, mais uma vez, dissipará em poucas horas.

8. Mistura para vaso sanitário
Utilize: 1 litro de água, 1 pitada de sal e 4 colheres de chá (cheias) de bicarbonato de sódio. Misture tudo num borrifador. Espirre no local e deixe a mistura agir por meia hora.

Gostou das dicas? Vale a pena anotar! Com poucos itens é possível criar vários materiais de limpeza ecologicamente corretos e muito úteis no dia a dia da sua casa.

Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário