quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dicas de Economia Doméstica




Seu dinheiro parece não ser o suficiente para o mês inteiro? Problemas com o pagamento das prestações? Então você está precisando de algumas dicas de economia doméstica para reequilibrar as contas do seu lar.

Muitos brasileiros sonham em ter uma boa organização e economia doméstica e ainda ter aquele dinheiro sobrando no final do mês, o que para muitos, isso é quase impossível!

Para mostrar que isso não é impossível, o Universo Doméstico relacionou algumas dicas de como ter maior controle na economia doméstica do seu lar. Confira!


Dica nº 1 – Seus gastos

O primeiro passo, para tentar economizar nos gastos domésticos, é conhecer quais são esses gastos. Saber o que entra e o que sai em relação ao seu dinheiro é uma boa maneira de começar a se “localizar” nos seus gastos.


Dica nº 2 – Compras

Esta dica está relacionada a supermercados, shoppings, feiras, todos os lugares em que você faz compras para o seu lar. O ideal para ter uma boa economia doméstica na hora das compras é fazer um planejamento, ou ao menos uma lista, que o guie quanto ao que realmente precisa comprar e qual o valor máximo a ser gasto nas compras.
Na hora de ir ao supermercado é preciso planejar as compras e não comprar por impulso, e fazer as compras de uma vez, pois quando você faz as compras semanalmente naquele “mercadinho do bairro”, além de não pesquisar e obter o preço mais em conta, acaba gastando mais de seu tempo e dinheiro devido às idas e vindas.

Outra dica importante para a ida ao supermercado é não ir com fome! Quando a pessoa frequenta um supermercado com fome, ela é “induzida” a comprar uma infinidade de outros alimentos e acaba ultrapassando os limites de sua lista, comprando o desnecessário e gastando mais dinheiro.

Essas orientações valem também para a ida à Feira. É bom também procurar o preço mais barato e não comprar tudo em um feirante só, pesquisar bastante e encontrar preços melhores é a melhor opção para economizar.


Dica nº 3 – Consumo e uso

Vamos começar pela água.
Você sabia que uma torneira aberta desperdiça cerca de 40 litros de água por dia? Isso dá mais de mil litros de água por mês.
Então, o que podemos fazer para não desperdiçar tanta água? Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes e ensaboamos a louça é uma boa atitude de economia, pois evitamos o desperdício de vários litros que vão por ralo abaixo.

Energia elétrica.
Economizar na energia elétrica pode parecer uma tarefa bem difícil para muitos não é mesmo? As dicas para economizar na energia elétrica são as seguintes:
• Utilizar lâmpadas fluorescentes que consomem cerca de 80% menos energia;
• Controlar o uso do chuveiro elétrico. Evitar usar a posição “inverno” do seu chuveiro reduz bastante o gasto de energia;
• Evitar deixar acesa a luz de um quarto onde ninguém se encontra é também uma boa maneira de reduzir o gasto de energia;
• Desligar a televisão quando não estiver assistindo.

São atitudes simples, mas que se não estiverem incorporadas aos hábitos diários não ajudarão a tarefa de economizar.

Telefone
Controlar o uso do telefone é uma tarefa que também não é muito fácil para muitas pessoas, principalmente aquelas que gostam bastante de falar, mas existem algumas dicas que, quando utilizadas, ajudam a reduzir o gasto com o telefone:
• Aproveitar os horários de tarifas menores para fazer as ligações interurbanas;
• Usar o telefone somente quando for necessário;
• Informar-se sobre os gastos de seu telefone, e controlar o uso do mesmo, é uma ótima maneira de reduzir os gastos com o telefone.

Fique atento a essas pequenas dicas, incorpore-as aos seus hábitos e veja a melhora da sua economia doméstica.



Com informações Universo Doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário