terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Mendonça Aguiar investe na certificação e valorização de seus colaboradores


Em matéria publicada na "Revista da FIEC", na edição de janeiro de 2012, A Mendonça Aguiar foi destaque sobre a certificação de seus colaboradores através de parceria com o Senai.

O destaque é a autoestima

Diretor técnico da Construtora Mendonça Aguiar, Emirton Holanda Teófilo Filho ficou sabendo do Sistema de Certificação de Pessoas realizado pelo SENAI por meio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE), entidade à qual a empresa é filiada. Desde então, considerou a possibilidade de oferecer o serviço ao trabalhador da construtora, a fim de que, além do teste, fosse dada oportunidade ao profissional de aumentar a sua autoestima. Nesse sentido, Diz Emirton Holanda, o trabalho do SENAI se encaixa na diretriz da empresa de sempre valorizar e procurar oferecer ações que agreguem qualidade de vida ao trabalhador.

A Mendonça Aguiar está há 33 anos no mercado e tem profissionais com mais de 20 anos de casa. “Manter a equipe na empresa prova que valorizamos o profissional”, diz o diretor técnico. O engenheiro Caio César Andrade, responsável pela obra do Edifício Brisas do Parque, que está sendo construído nas proximidades da avenida Padre Antônio Tomás, considera que a certificação é importante porque o profissional, quando sabe que está sendo valorizado, se sente mais estimulado. Por outro lado, afirma Caio César, trata-se de um desafio para quem se submete ao teste, por ser o SENAI instituição de enorme responsabilidade.

Segundo ele, a empresa não obriga ninguém a se submeter ao processo de certificação, e os que aceitam participar recebem todo o apoio necessário. Hoje, começa a surgir nos trabalhadores que não quiseram participar uma certa “inveja positiva”, porque estão vendo os que passaram na avaliação conscientes de estarem desenvolvendo os processos de forma correta. No Brisas do Parque, são 71 pessoas trabalhando em edifício de 19 andares, sendo um por andar, com 210 metros quadrados. A construção teve início em novembro de 2009 e ficará pronto até o segundo semestre de 2012.

Ganho no currículo

Antônio Bandeira, de 41 anos, atualmente trabalhando na Construtora Mendonça Aguiar, é pedreiro há 18 anos. Ele afirma que aprendeu tudo na prática, mas considera importante o processo de avaliação pelo qual passou recentemente no SENAI. “Serve como um instrumento de reciclagem em relação aos processos que estamos adotando.” Segundo Bandeira, a certificação também representa um ganho para o trabalhador porque permite a melhora no currículo, já que ter a aprovação de uma instituição como o SENAI é um diferencial a mais no mercado de trabalho. No futuro, diz Bandeira, as empresas vão precisar cada vez mais de profissionais qualificados e a certificação será uma garantia de que estão no caminho certo. Para ele, a prova aplicada pelo SENAI não é tão difícil como poderia parecer, apesar de muitos profissionais, de início, terem receio. “Na verdade, já fazemos boa parte do que eles pedem nos testes. A diferença, para nós, é que a validação pelo SENAI é a certeza de que estamos fazendo bem e certo.”

Com informações da Revista FIEC.
Confira essa e outras informações: http://on.fb.me/A2f7de

Nenhum comentário:

Postar um comentário