sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ceará cresce duas vezes mais que o Brasil

A economia cearense cresceu duas vezes mais que a economia nacional no ano de 2011. Essa é a expressão do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), divulgado pelo próprio BC.

O Ceará fechou o ano passado com alta de 6,1%, frente aos 2,79% do Brasil. O IBC-BR é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de valores de todos os bens e serviços gerados pelo País ou região - que é divulgado em meados de abril.

Segundo o economista e professor universitário, Henrique Marinho, o crescimento local é resultado do desempenho positivo em diversos aspectos, entre eles, a elevada atividade do comércio varejista; o movimento do turismo; o bom desempenho da agropecuária em 2011.

Além disso, Marinho credita o impulso às transferências de renda públicas. “Os benefícios à população dos programas sociais do Governo Federal e da elevação do salário mínimo que vem impulsionando a economia interna do Estado”.

O economista cita ainda os investimentos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo do Estado e, particularmente, das prefeituras de algumas cidades, inclusive Fortaleza. “Esses investimentos geram empregos, que geram demanda que geram maior crescimento da economia”, analisou Marinho.

Crescimento esperando para 2016

O Ceará vai apresentar um PIB de R$ 100 bilhões até 2016. O último resultado é de 2010, quando a geração de riquezas atingiu cerca de R$ 82 bilhões. Foi a primeira vez, em 50 anos, que o Estado ultrapassou os 2% de participação no PIB nacional, expôs o governador Cid Gomes em encontro com integrantes da Associação dos Jovens Empresário do Ceará (AJE-CE).

Com informações do jornal O Povo.

Confira essa e outras informações: http://on.fb.me/A2f7de

Nenhum comentário:

Postar um comentário