quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dicas para poupar dinheiro em combustível



Dicas para poupar dinheiro em combustível

Uma das comodidades mais caras atualmente, mas absolutamente necessária para a nossa vida diária é o combustível. Se usa o automóvel diariamente sabe bem a porção do seu ordenado que desaparece, quando enche o depósito. Vamos por isso explorar algumas dicas para poupar dinheiro em combustível.

O carro é para andar


Não existe necessidade de deixar o motor aquecer ou deixar o carro a funcionar enquanto espera por um passageiro. Por norma, se sabe que vai ficar parado mais de 30 segundos, desligue o motor.
Mantenha os seus pneus com a pressão aconselhada pela marca

Testes em veículos mostraram que se os pneus não estiverem devidamente cheios, a economia de combustível diminui significativamente. Deve ter os pneus cheios de acordo com as instruções do fabricante.

Aprenda a abrandar para poupar

Existem testes que mostram que se andar na auto-estrada a 90 km/h em vez de 120 km/h pode reduzir o consumo de combustível até 33%. Por isso em viagens longas tire o pé do acelerador, demora mais um bocadinho mas o que vai poupar compensa.

Conduza de forma suave

Evite arranques e travagens bruscas, pois estas fazem o carro consumir mais combustível. Em auto-estradas tente manter uma velocidade constante para evitar esforços desnecessários do motor.

Junte as suas viagens

Para poupar dinheiro em combustível deve sempre juntar os seus recados e faze-los numa só viagem. Precisa de ir buscar o seu filho à escola? Aproveite para passar no supermercado. Tente evitar várias viagens se puder fazer tudo numa só.

Emagreça o seu carro

A carga do seu carro torna-o mais pesado e consequentemente gastará mais combustível. Deve por isso andar com o porta-bagagens e os bancos de trás vazios, não deixe tralha acumular-se no porta-bagagens, leve apenas o essencial.

Poupar dinheiro partilhando o carro

Se tem colegas que vão à mesma hora que você para o emprego, combinem ir juntos. Se cada uma levar o carro semana sim semana não, vai economizar metade do combustível. Pode também ser mais drástica e optar pelos transportes públicos, se tal for uma opção para si.

Evite produtos para poupança de combustível

Alguns produtos para usar no depósito prometem ajudar a economizar o consumo de combustível. No entanto muitos testes mostram que o efeito destes produtos é praticamente nulo e não compensam o dinheiro que se gasta neles.

Não ande às cegas

Se viajar para um local que não conhece, consulte antes o melhor percurso num GPS ou na Internet. Nada pior do que dar grandes voltas quando o caminho era sempre em frente ou andar perdido a dar voltas a quarteirões até encontrar o sítio certo.

Aproveite as promoções

Por vezes surgem promoções em supermercados ou cupões em revistas e jornais que lhe pouparão alguns cêntimos por litro, e grão a grão enche a galinha o papo.

Esteja atento aos preços da gasolina

A nossa última dica para poupar dinheiro em combustível é estar atento aos aumentos de preço da gasolina e aproveitar os dias anteriores para encher o depósito.


Com informações do Site Como Economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário