quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bancos privados terão ajuda do Tesouro para estimular financiamentos


O governo federal está buscando melhorar as condições de mercado para que os bancos privados aumentem sua participação do financiamento de longo prazo no país. A informação é do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. De acordo com ele, o financiamento deve ter participação do setor privado. 

Apesar de não detalhar a ação, o anúncio de Augustin vai ao encontro de afirmação dada por Guido Mantega de que a ideia é que o Tesouro faça um empréstimo direto às instituições privadas, ou seja, que não passe pelo BNDES.

O Tesouro deverá aportar, ainda este ano, cerca de R$ 5 bilhões no novo fundo de infraestrutura que o governo pretende criar para estimular os bancos, incluindo os privados, a emprestar às empresas que vão participar do pacote de concessões. 

Para 2013, estão previstos R$ 100 bilhões para o PSI O financiamento dos projetos de infraestrutura logística no PSI 2013 terá taxa de juros de 3% ao ano nas operações contratadas no primeiro semestre e de 3,5% ao ano no segundo semestre. O prazo de financiamento é de até 20 anos com carência de até 36 meses.

Com informações do Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário