sexta-feira, 3 de maio de 2013

Contribuinte poderá emitir nota fiscal de serviços pela internet



A partir de ontem, 2, os contribuintes de Fortaleza que precisarem emitir a nota fiscal de serviços avulsa poderão realizar todo o processo pela internet. As notas poderão, ser emitidas através do site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

A partir de agora, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Avulsa (NFSe-A), que substitui a Nota Fiscal Avulsa, possibilitará ao cidadão também o Cadastro da Nota Fiscal, a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e da própria NFSe- A.

A ferramenta, desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (CGETI) da Sefin, permite ainda que o contribuinte consulte na web todas as notas que já emitiu.

O processo consiste em três etapas básicas. Primeiro, o usuário cadastra a NFSe-A, informando os dados do prestador e do tomador do serviço, o serviço prestado com seus respectivos valores e quantidades. Em seguida, emite o Documento de Arrecadação Municipal, o DAM, que deverá ser pago na rede arrecadadora credenciada pela Sefin. Por fim, dá-se a emissão propriamente dita da NFSe-A.

Entretanto, para que o processo da NFSe-A seja concluído com êxito, tanto prestadores quanto tomadores de serviço estejam com seus cadastros atualizados no banco de dados da Secretaria de Finanças. Ao prestador do serviço, no entanto, é exigido que tenha domicílio em Fortaleza.

Com informações do Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário